Jefferson Rueda está de saída do italiano Attimo
O chef de cozinha deixou a casa italiana para montar o próprio negócio
O boato corria há algum tempo no mercado de gastronomia, mas só agora se confirmou. O chef Jefferson Rueda está de saída do Attimo, restaurante do qual comanda a cozinha desde a inauguração em julho de 2012. Sua parceria com o restaurateur Marcelo Fernandes durou menos de três anos depois da abertura do restaurante. A dupla, porém, iniciou esse trabalho um ano antes.
Ao longo desse período, Rueda conseguiu imprimir um estilo único, autoral. Cunhou o que define como culinária ítalo-caipira, a junção receitas italianas clássicas com as influências brasileiras que os imigrantes assimilaram assim que se estabeleceram no estado de São Paulo. Dono de uma culinária tão singular, foi eleito chef do ano pela edição VEJA COMER & BEBER 2013-2014.
Com alma de açougueiro, sua primeira profissão, Rueda deixa o restaurante para montar um negócio de embutidos, misto de empório e comedoria previsto para ser aberto no mês que vem. Seu parceiro é Júlio César de Toledo Piza Neto, presidente da Brasil Agro e filho do pecuarista Júlio César de Toledo Piza, ex-presidente da BM&F e sócio do Dona Onça, bar que também pertence à mulher de Rueda, Janaína. “Era um projeto antigo. Vou produzir salsichas e linguiças artesanais”, diz.
No momento, Rueda está em viagem pela região de Barcelona e deve voltar apenas no dia 11, período que vai acompanhar a produção de embutidos na Espanha. Ainda faltam acertar os detalhes do desligamento do Attimo, que serão definidos na sua volta. O atual titular deve permanecer um tempo como consultor até que seja feita transição.
Ainda não foi definido o nome do substituto. Para o lugar vago, Fernandes escolheu provisoriamente Francisco Pinheiro Uterlandio , que trabalhava com Laurent Suaudeau em sua Escola de Arte Culinária. “O papel do Francisco”, explica Fernandes, “será fazer uma reestruturação dos processos de cozinha”. Uterlandio trabalha em conjunto com a chef Soraia Barros, revelada no extinto Santovino. E o restaurateur sonha alto: trazer um chef de algum restaurante três estrelas da Itália. “Venho fazendo uma reestruturação no Attimo para ele ficar mais competitivo”, conta Fernandes.
O curioso é que a primeira nota que publiquei na estreia do meu blog em 27 de março de 2011 era justamente da associação de Rueda e Fernandes, parceria que se desfaz agora.
+ Receita: salmão com rabanete e alcachofra, do Eataly
+ Receita: tartare de robalo com creme de ervilha, do Eataly
+ Cozinha sob Pressão: temporada quente
+ Cozinha sob Pressão: despacho duplo
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.