Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Festival do Sake chega à terceira edição

Evento organizado por Fabio Ota, condecorado no Japão, terá dois workshops gratuitos

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 nov 2023, 09h02 - Publicado em 17 nov 2023, 06h00

Uma das maiores honrarias do mundo do saquê foi atribuída ao importador Fabio Ota, da Mega Sake, em 26 de setembro. Ele viajou a Quioto, antiga capital do Japão, para receber o título de Sake Samurai. “Hoje, são 101 no mundo e fui o centésimo”, diz sobre a premiação iniciada há dezoito anos, ele que é o segundo brasileiro a receber a distinção — em 2015, foi condecorado Alexandre Iida, da Adega de Sake.

“Os próprios produtores de saquê, mais especificamente a Japan Sake Brewers Association Junior Council, formada por jovens, têm de identificar pessoas no mundo que fazem um trabalho de divulgação da bebida com um alcance importante. Daí, um dos membros desse board submete o ‘case’ para a aprovação. Nesse ano, quatro receberam o título. Fui o único não japonês”, explica Ota.

Um dos maiores divulgadores da bebida fermentada de arroz em São Paulo, o empresário organiza a terceira edição do Festival do Sake. A programação inclui dois workshops gratuitos destinados ao público em geral no Nikkey Palace Hotel (Rua Galvão Bueno, 425, Liberdade).

Em cima de uma mesa branca tem quatro taças com doses de saquê. Atrás de cada taça tem uma garrafa da bebida.
Palestras com degustação: na quarta (22) e na quinta (23) (Sibaris/Divulgação)

No primeiro deles, marcado para quarta (22), 15h15, Fábio Dias, bartender do Fel, no Centro, tem como tema o sake na coquetelaria: muito além da sakerinha. Serão degustados cinco tipos e, na sequência, haverá a demonstração de cinco drinques.

Continua após a publicidade

Autor do livro The Sake Book e presidente da Japan Sake Exports Association, Haruo Matsuzaki, ministraria um workshop, que prometia ser dos mais concorridos. Por problemas de saúde, não virá mais à cidade. O próprio Ota e a sommelière Andréa Machado darão a aula com degustação Sake de Norte a Sul: uma viagem pelas principais províncias e indicações geográficas do Japão, na quinta (23), também às 15h15. As inscrições devem ser feitas pelo site da Sympla.

Para os fãs da bebida trazida pela Mega Sake, além de exemplares encontrados na carta de restaurantes como Evvai (Rua Joaquim Antunes, 108, Jardim Paulistano, telefone 3062-1160. Tem acessibilidade) e D.O.M. (Rua Barão de Capanema, 549, Jardim Paulista, telefone 3088-0761. Tem acessibilidade), estão disponível em máquinas especiais para doses no Sushiguen (Rua Manoel da Nóbrega, 76, Paraíso, telefone 5461-0787. Tem acessibilidade), no izakaya Yorimichi (Rua Otávio Nébias, 203, Paraíso, telefone 3052-0029. Tem acessibilidade), em uma loja própria (Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 1416, Jardim Paulista) e na premiada Amay Patisserie (Rua Cubatão, 305, Paraíso, telefone 3887-7966), a confeitaria número 1 da cidade por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER, de Aya Tamaki, esposa de Fábio.

Publicado em VEJA São Paulo de 17 de novembro de 2023, edição nº 2868

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

Continua após a publicidade

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.