Chef Janaína Torres estreia degustação que homenageia antigos restaurantes
À frente do Bar da Dona Onça, a cozinheira número 1 do mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants tem menu servido no jantar de segunda a sexta
Convidada de estreia da primeira temporada do Cozinha do Lorençato, meu programa de entrevistas e receitas ancorado na plataforma VEJA+ e no YouTube de VEJA, Janaína Torres não para. A chef número 1 do mundo pelo ranking The World’s 50 Best Restaurants acaba de lançar o segundo menu degustação do Bar da Dona Onça — trata-se de um laboratório para o À Brasileira, que deve tomar corpo em 2025.
O substituto do Abrindo Caminhos chama-se Memória e Afetos (R$ 220,00 mais R$ 150,00 com harmonização), elaborado em homenagem a antigos estabelecimentos do país. Janaína constrói assim uma gastronomia presente que não se descuida do passado.
Entre as seis receitas servidas só no jantar de segunda a sexta até março de 2025 estão aperitivos como o coquetel de camarão. Logo em seguida, tem tartare à moda da onça, derivado do La Casserole, e o talharim à parisiense (com presunto e ervilha), este inspirado pela cantina Gigetto, que não existe mais.
De prato principal, há filé-mignon ao molho madeira oriundo do extinto Star City com arroz biro-biro, receita da churrascaria Rodeio. De outras épocas, o pavê de frutas é a sobremesa. Chegam ainda doces como quindim, pudim de leite, brigadeiro e balinhas, companhias do chá ou do café. A conferir.
Bar da Dona Onça
Avenida Ipiranga, 200 (Edifício Copan), centro, tel. 3257-2016. Tem acessibilidade. $$
Publicado em VEJA São Paulo de 18 de outubro de 2024, edição nº 2915.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android