Clique e assine com até 89% de desconto
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Comer & Beber 2020: Ygor Lopes e Waklyria Fagundes são os chefs revelação

Na cozinha improvisada de um sobradinho da Vila Mariana, o casal de campeões do Ae! Cozinha faz pequenas maravilhas que encantam a visão e o paladar

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 20 nov 2020, 00h53 - Publicado em 19 nov 2020, 21h05

A história profissional conjunta de Ygor Lopes e Walkyria Fagundes, do Ae! Cozinha, começou seis anos atrás. O “casal de namoridos”, como define Walkyria, 30 anos, se esbarrou na cozinha do extinto Epice, um ótimo restaurante que pertenceu a Alberto Landgraf, ele mesmo chef revelação em 2011 e hoje à frente do excelente Oteque, no Rio de Janeiro. Passaram-se dois meses até que engatassem o namoro. Foi também um período de grande aprendizado.

Lopes acredita que Landgraf é seu grande mentor. “O Epice deu a minha formação como cozinheiro. Minhas bases saíram dali”, diz o jovem de 27 anos, nascido em Guarulhos e criado na Vila Prudente. Fã de cozinha desde a adolescência, Lopes não perdia os programas dos britânicos Gordon Ramsey, Jamie Oliver e Nigella Lawson. Depois de atormentar um pouco os pais, foi matriculado no curso de técnicas básicas de gastronomia do Senac.

O restaurante fica em antigo sobrado na Vila Mariana Clayton Vieira/Veja SP

Durante as férias, conseguiu um estágio no Pajuçara Praia Hotel, em Maceió, seguido de outro, com Wanderson Medeiros, no Picuí, também em Alagoas. “Tive a certeza de que era isso que eu queria para minha vida profissional.” Seguiram-se passagens pelos extintos La Mar, Epice e Beato e pelo D.O.M., de Alex Atala.

Diferentemente do companheiro, Walkyria sonhava em ser médica, como o pai. Mas problemas com um déficit de atenção a desviariam da medicina e a aproximaram da cozinha. Os primeiros passos foram dados na Itália, onde foi estudar na renomada Icif, que hoje possui uma unidade em São Paulo. Foram dois meses de curso e outros quatro estagiando. Foi lá que Walkyria descobriu sua vocação para formiga. “Queria ser confeiteira. Era apaixonada por doces desde que fazia bolos com minha mãe, nos fins de semana”, conta.

Ainda nessa temporada fora no exterior, fez os módulos dedicados aos doces da Le Cordon Bleu durante um ano que passou em Madri. Depois de ter iniciado o relacionamento com Ygor, decidiu com o namorado debandar do Brasil. Ele deixou o emprego no food team da Google e ela, a vida de sorveteira na Gelato Boutique.

Foram rodar a Espanha. Passaram pelo Nerua, no Museu Guggenheim, em Bilbao, sob as ordens de Josean Alija, e pelo restaurante de Quique Dacosta, em Dénia, que leva o nome do chef. Com essa bagagem toda, pegaram o voo de volta e começaram a trabalhar como personal chefs. Mas era pouco para as ambições da dupla. Moradora da Vila Mariana, ela bateu perna pelo bairro até encontrar o sobradinho onde está o Ae! Cozinha. “A casa estava tão castigada quando vi do lado de fora que pensei: ‘Não vai dar’.” Mas, ao entrar no imóvel com Ygor, descobriu que aquele seria o lugar deles.

Desde então, os dois vêm fazendo maravilhas como o tartare de beterraba com maionese de ostra numa cozinha improvisada e levam o título de chefs revelação por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER.

Leia a resenha sobre o Ae! Cozinha

Continua após a publicidade

+ Conheça os melhores restaurantes do guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2020/2021

+ Conheça os melhores endereços bons e baratos de São Paulo do guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2020/2021

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:

Facebook: Arnaldo Lorençato

Instagram: @alorencato

Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Assine a Vejinha a partir de 5,90 mensais

Continua após a publicidade
Publicidade