Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Prove Portugal traz chefs lusos a São Paulo para jantares e palestras

A extensa programação do evento mostra o que de mais moderno se faz na culinária da Terrinha hoje

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h14 - Publicado em 2 jun 2018, 15h08

A extensão programação do Prove Portugal, evento gastronômico que reúne o Brasil e a Terrinha no mesmo cardápio, prossegue com um trio de masterclasses e cinco jantares únicos, nos quais cozinham chefs portugueses e brasileiros.

Em curso desde 19 de maio, o evento deveria ter tido no dia 31 de maio um encntro com um velho conhecido dos paulistanos, o chef Vítor Sobral, sócio da filial paulistana do Tasca da Esquina. Na última quinta, ele prepararia num jantar acabou postergado por causa da paralização dos caminhoneiros. A nova data é 8 de junho, como detalharei adiante.

|Kiko Martins: menu especial com Viviane Gonçalves, do ChefVivi, e palestra na Unibes (Divulgação/Mario Rodrigues/Veja SP)

A série de atividades prossegue neste sábado (2), às 17h, com uma palestra de Kiko Martins, na Unibes – aliás, o mesmo centro cultural será sede das outras duas palestras, sempre aos sábados e no mesmo horário. Sócio de seis restaurantes de estilos bem variados em Lisboa – O Talho, A Cevicheria, O Asiático, O Surf & Turf, O Watt e O Poke (sim, os portugueses também aderiram à modinha da comida havaiana) –, o chef fala de uma experiência, no mínimo, interessante e intitulada “Comer o mundo” durante 1h30. Em 2010, ele percorreu 26 países na companhia da mulher, Maria, e teve a oportunidade de ser recebido por várias famílias para entender a forma doméstica de se alimentar em cada um desses lugares. Ao longo da viagem, publicou crônicas no semanário Expresso, posteriormente reunidas em um livro homônimo.

Só em 2013, o cozinheiro, filho de portugueses nascido no Rio de Janeiro, abriu seu primeiro restaurante, O Talho, que como o nome entrega é dedicado às carnes. Depois, foram chegando os outros endereços, que o tornaram uma figura popular na gastronomia lusa. Martins, curiosamente, e formado pela Le Cordon Bleu de Paris em 2004 (a prestigiada escola acaba de chegar a São Paulo) e teve passagem por casas de estilos tão diferentes como Ledoyen, na França, e The Fat Duck, na Inglaterra. Para ouvi-lo contar essa e outras experiências, desembolsam-se 60 reais.

Vítor Sobral, do Tasca da Esquina: parceria na cozinha com Monica Rangel, do Gosto com Gosto (Divulgação/Divulgação)

Além desse contato direto com o público, Martins será recebido pela colega Viviane Gonçalves, do ChefVivi para um jantar preparem um único jantar terça (5), às 20h. O cardápio fechado ao preço de 180 reais compõe-se de couvert com pães artesanais orgânicos, das entradas consomê de cogumelos, ora-pro-nóbis, legumes em brunoise e folhas de jambu (Viviane Gonçalves) e salada de polvo, gelado de pimentos e farofa broa de milho (Kiko Martins). Os pratos principais são paleta de cordeiro ao forno, purê de abóbora japonesa, ervilha-torta, aspargo tostado, pimenta dedo-de-moça (VG) e bacalhau confitado, cuscuz de enchidos , gema de ovo e gel de salsa (KM). O encerramento traz torta de chocolate 70%, mel de jataí, polén, chocolate , azeite extravirgem e sal Maldon defumado (VG) e arroz-doce,  musse de queijo da Serra , pera bêbada com vinho do Porto e flor de sal (KM). Continua a ser oferecido até a quarta (13).

Continua após a publicidade

Em 8 de junho, a partir das 20h, o chef Vítor Sobral estará em seu Tasca da Esquina para preparar um menu (190 reais) em parceria com Mônica Rangel, do restaurante Gosto com Gosto, de Visconde de Mauá. Serão servidos trio de feijões com crocante de carne-seca (Mônica Rangel) e creme de tomate assado, torresmo de lula, coentro e pó de avelã (Vítor Sobral), de entrada; costelinha de porco com angu cremoso, agridoce de amora silvestre e crocante de castanhas (MR) e bacalhau à lisbonense (VS), de pratos principais; e, para encerrar, duo de brasileirinho de doce de leite e cocada mole ao limão com queijo artesanal fresco e praliné de castanha-do-pará, (MR) e torta de laranja de Setúbal, salada de azeitonas doces, hortelã e laranja fresca (VS). O menu permanece em cartaz até sexta (15).

Rui Martins em dois jantares: primeiro com Thais Alves, no Factório, seguido de outro com Marcelo Corrêa Bastos, no Vista (Divulgação/Divulgação)

Uma espécie de cônsul honorário de seu país, Rui Martins, do Hotel Pestana Porto, tem sua cozinha inspirada por várias regiões portuguesas, um trabalho no qual se contrastam tradição e modernidade. Tornou-se uma referência lusa quando estava à frente do RIB Beef & Wine (também no Porto) e foi vencedor da 27.ª edição do Concurso de Chefe Cozinheiro do Ano, promovido pelas Edições do Gosto. É sobre essa experiência culinária que ele descreve na masterclass programada para o dia 11 de junho, às 17h, na Unibes.

Martins terá tempo ainda de participar de dois jantares. O primeiro deles em 12 de junho, com reservas em três horários (20h, 20h30 e 21h), no Factório, onde cozinha ao lado da titular Thaís Alves. O menu inclui manjubinhas marinadas com picles de maxixe e torradas (Thaís Alves), caldeirada de bacalhau das furnas (Rui Martins), alcatra de peixe com açorda refogada (RM), leitão com castanhas portuguesas e repolho assado (TA), sorvete de cumaru com mel (TA) e bolo de limão (RM). Custa 250 reais por pessoa. Do Dia dos Namorados, o cardápio fica em cartaz até o dia 19.

Em 13 de junho, às 19h, Martins migra para o Vista, restaurante instalado na cobertura do MAC-USP com uma visão panorâmica deslumbrante do Ibirapuera e comando por Marcelo Corrêa Bastos. Juntos, os dois cozinheiros expedem alheira com hortaliças e ovo cozido (Marcelo Corrêa Bastos), caldo de peixe (Rui Martins), bacalhau com couve, maioneses de leite e farofa de batata (MCB), cozido de Furnas (RM), sorvete de cambuci com salada de frutas verdes (MCB) e pudim de amêndoas (RM). O valor do repasto é de 220 reais. É possível provar o menu até o dia 20.

Rui Paula: cozinha a quatro mãos com Bella Masano, do Amadeus (Divulgação/Divulgação)

Encerrando a essa primeira temporada lusa na capital, o último convidado é Rui Paula. Nascido no Porto e com família transmontana, foi inspirado por uma de suas avós. Conheceu reconhecimento ao trabalhar no DOC a partir de 2007, localizado em Armamar, vila debruçada sobre a estonteante paisagem do Douro. Hoje, dirige também o DOP e A Casa de Chá da Boa Nova.

O cozinheiro ministra uma conferência na Unibes sobre sua experiência em 23 de junho, às 17h. No dia 26, às 20h, estará no restaurante Amadeus, ao lado da chef Bella Masano, no Amadeus, para prepara o menu do jantar (350 reais). Serão servidos ostra em vinagrete (Bella Masano), camarão à paulista (BM), lagostim, wagyu e sopa coreana (Rui Paula), moqueca (BM), corvina, manga e maracujá (RP), minicoco em versões (BM) e pastel de nata (RP). A carta especial é preparada até no dia 28.

Os convites, para tanto para as palestras quanto para os jantares, podem ser adquiridos em FoodPass.com.

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.