Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Mensa apresenta um cardápio brasileiro mutante; leia a minha crítica

A casa é tocada pelo chef Rafael Navarini, que trabalhou no Esquino Mocotó

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 15h00 - Publicado em 31 ago 2018, 07h00

Na Vila Madalena, vem se avolumando o número de endereços com uma proposta mais gastronômica. A restaurantes como o Tuju, o sazonal Clandestino e o novato Corrutela, soma-se agora o Mensa, ou mesa em latim.

Montada por Rafael Navarini, que adotava o sobrenome Coutinho no período em que trabalhou como subchef de Rodrigo Oliveira no excelente Esquina Mocotó, a casa de cozinha aberta promete um cardápio brasileiro mutante. Foram duas visitas para realizar esta avaliação.

Cozinha aberta: chef trabalha na frente dos clientes (Pedro Napolitano Prata/Divulgação)

Na primeira, restou a sensação de que o lugar, que oferece um vantajoso menu a preço fixo (R$ 80,00), além de manter todos os itens com preços individuais, entrega menos do que promete.

Continua após a publicidade

Uma das sugestões que não se encontram mais no cardápio, o coração de peru — e olha que sou do interior e gosto desse tipo de víscera desde criança — estava difícil de comer por ter vindo quase cru. Teve resultado melhor o duo de mil-folhas de mandioca, uma peça coberta por sagu de tucupi e a outra com pimenta e coentro no molho de castanha-de-caju.

A segunda visita, bem mais equilibrada, começou com um pesto de folha de beterraba, que não chega a ser um pesto, para ser saboreado com pães multigrãos e um caprichado petisco composto de brioche, suã, tomate e ovas de tainha.

Pera em infusão de tomilho: chega com sorvete de chocolate branco e um crocante de castanha-do-pará salpicado da fruta seca in natura (Bruno Geraldi/Divulgação)

Também deixam um sabor agradável na memória o polvo, de boa consistência, na companhia de fava-branca, alga e pimenta, para dar um toque picante, e o pescoço de cordeiro cozido com especiarias e apresentado com beterraba-amarela cozida e na forma de picles mais um purê da roxa. Com um crocante de castanha-do-pará, a pera cozida em infusão de tomilho vem com sorvete de chocolate branco.

Avaliação: BOM (três estrelas)

Clique para conferir o cardápio:

(Divulgação/Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.