Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Comer & Beber 2021: Maní, de Helena Rizzo, tem a melhor cozinha de autor

Jurada do reality MasterChef Brasil, Helena Rizzo atinge a excelência ao dividir o comando da cozinha com o belga Willem Vandeven, o Will

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 15h46 - Publicado em 21 out 2021, 21h16

Um novo desafio se impôs a Helena Rizzo, chef executiva do Grupo Maní, neste ano: ser jurada do reality culinário MasterChef Brasil. A cozinheira passou parte do ano enfurnada no estúdio de gravação. Nem assim a qualidade do Maní caiu. Pelo contrário. A equipe conduzida em parceria com o chef Willem Vandeven, o Will, tem se esmerado cada vez mais, como atesta o extenso menu degustação (R$ 490,00), e leva o restaurante ao topo — vale dizer que foi por milésimos que venceu o D.O.M., outro cinco estrelas máximas porreta.

Chegam itens como o beijupirá no molho ponzu com maxixe, abóbora, melancia, pepino e folha de tagete, o cesto de alga com brócolis, salicórnia, emulsão de missô e gema curada com um delicioso salgadinho e o lagostim na brasa com chuchu, pipoca de quinoa, pólen crocante, emulsão de tomate verde, cambuci e menta peruana.

+ Conheça os melhores restaurantes do guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2021/2022

Prato em formato de arraias com cesta de alga nori com brócolis, salicórnia e gema curada no centro.
Cesto de alga com brócolis, salicórnia e gema curada com missô (Ligia Skowronski/Veja SP)

Depois dessas pequenas porções, o primeiro prato é o primoroso namorado cozido na folha de bananeira em crosta de sal grosso com pimenta-de-cheiro com creme de banana-da-terra com tucupi, coco fresco feito um espaguete grosso, telha de batata-doce roxa e cuscuz de farinha do Uarini. Segue-se com a impressionante fatia de brócolis tostada ao caldo de vôngole sobre a qual se dispõem uma lâmina fina de pancetta para dar untuosidade, ovas de truta e dill.

Continua após a publicidade

Encerram as receitas salgadas o ravióli de beterraba defumada recheado de patê de fígado de galinha ao vinagrete de amora e picles de pimenta e de cebola-roxa e o cordeiro com pepino tostado, folhas de beldroega, pó de alcaparra, anchova desidratada e purê de limão-siciliano com erva-doce.

O delicado pão de ló de amêndoa, gelatina de tangerina, compota de cítricos e sorbert de limão-cravo é coberto por espuma de iogurte e flor de laranjeira. É o abre-alas para a sobremesa, igualmente impactante: creme de chocolate e cogumelos porcini coberto por praliné de avelã, farofa de chocolate, cogumelo-de- paris cru e folhas de trevo junto de espuma de chocolate defumada e gel de vinagre de jerez. Como se vê, a parceria Helena-Vandeven não pode ser mais afinada.

+ Clique aqui para conhecer todos os campeões de 2021

Maní
Salão e retiradas: Rua Joaquim Antunes, 210, Jardim Paulistano, tel. 3085-4148 e tel. 97473-8994 (também WhatsApp). Delivery: iFood.

Continua após a publicidade

Avaliação: EXCELENTE (✪✪✪✪✪)

Assine a Vejinha a partir de 12,90 mensais

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato

Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Continua após a publicidade

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.