Clique e assine por apenas 6,90/mês

Sabedoria do coração

Roberta Moreira Lima, instrutora do Instituto HeartMath no Brasil, fala sobre como acessar o caminho da intuição e conquistar resiliência

Por Helena Galante - Atualizado em 9 dez 2019, 01h10 - Publicado em 9 dez 2019, 00h10

Já reparou num detalhe curioso? Quando a gente fala “eu”, coloca a mão no coração, não na cabeça. Quem chama a atenção para esse fato é Roberta Moreira Lima, convidada do episódio #26 do podcast Jornada da Calma. No papo com Helena Galante, Roberta fala sobre o HeartMath, instituto que surgiu há 25 anos na Califórnia para estudar o coração – e descobriu muito mais do que um órgão para bombear sangue. “O coração e o cérebro se comunicam o tempo todo, mas 80% dessa comunicação parte do coração para o cérebro, não ao contrário”, afirma.

“Descobrimos que emoções como amor, paz e compaixão promovem um modo coerente de batimento do nosso coração, enquanto ansiedade, ressentimento e amargura, por exemplo, causam incoerência na variabilidade cardíaca.” Ela explica como é possível treinar resiliência e fortalecer emoções regeneradoras e desistir de emoções que drenam as nossas energias. “Às vezes, fico um pouco tensa no trânsito, com muitas buzinas. Mas nesse momento, é possível decidir: que trilha sonora vou colocar para tocar ali?”, lembra. “O coração é o caminho da intuição e é possível praticar técnicas para aprender a acessá-lo.”

Publicidade