Um roteiro artístico para quem não gosta da folia

Museus e exposições para visitar no feriado prolongado de Carnaval

Apesar do crescimento do Carnaval em São Paulo, o gosto pela folia não é uma unanimidade na cidade. Para aqueles que passam longe dos confetes e serpentinas, VEJA SÃO PAULO bolou um roteiro com atrações em museus. Na lista para lá de cultural, estão inclusas as principais instituições museológicas da cidade: Masp, MAM, MIS, CCBB, dentre outros. Confira abaixo e programe-se.

+ Masp

O museu, na Avenida Paulista, funciona normalmente durante o feriado. Abre de terça a domingo, das 10h às 18h, e fecha na segunda. As exposições em cartaz são: Tunga – O Corpo em Obras, Histórias da Sexualidade, Guerrilla Girls – Gráfica (1985-2017) e Acervo em Transformação.

+ MIS

A instituição, no Jardim Europa, também se mantém aberta durante o feriado, porém com horários especiais. No sábado (10), funciona das 10h às 21h. No domingo (11), segunda (12) e terça (13), das 9h às 19h. Uma grande atração é a entrada gratuita na mostra sobre o cantor Renato Russo.

+ Pinacoteca

Para quem quer passear pelo centro, a Pina é uma boa indicação. O museu funciona sábado (10), domingo (11) e segunda (12), das 10h às 17h30. Terça (13) fecha e quarta (14) reabre, com expediente especial, das 12h às 17h30. Há sete exposições em cartaz no prédio da Luz, dentre elas: Caio Reisewitz – Altamira,  Dora Longo Bahia: Os Desastres da Guerra, David Claerbout: KING e The pure necessity. Na unidade do Largo General Osório, há somente duas exposições: Rodrigo Andrade – Pintura e Matéria (1983 – 2014) e Ensaio de Tração.

+ MAM

As cores do Carnaval no MAM

As cores do Carnaval no MAM (Daniel Cunha/Divulgação)

O museu dá um tom político ao Carnaval ao sediar a Semana de Artes HeForShe, evento realizado em parceria com a ONU Mulheres e norteado pelo debate sobre igualdade de gênero. A ideia da programação é fazer um contraponto à hipersexualização das mulheres nessa época de folia. No sábado (10), às 15h, ocorre então o cortejo cênico Sambada de Reis com o Grupo Manjarra. No domingo (11), a folia vira pauta, mas de um jeito lúdico, com uma oficina de capas carnavalescas, às 14h. Na terça (13), último dia, o grupo Samba Negras em Marcha se apresenta. Fecha na segunda  (12).

+ CCBB

O centro cultural, encravado no centro histórico da cidade, funciona normalmente, de quarta a segunda, das 9h às 21h. A retrospectiva do artista americano Jean-Michel Basquiat (1960-1988) é o grande destaque da programação

+ Japan House

O espaço cultura, dedicado à difusão da cultura japonesa, abre no Carnaval. Na sábado (10), das 10h às 22h. No domingo (11), terça (13) e quarta (14), das 10h às 18h. Fecha segunda (12). Na programação, está a exposição Futuros do Futuro, em cartaz até dia 25 de fevereiro.

+ Itaú Cultural

O espaço na Avenida Paulista abre as portas para os visitantes durante todos os dias do feriado, incluso segunda (12), dia da semana em que normalmente ele fecha. O horário de funcionamento é das 11h às 20h. Em exibição, está a fascinante exposição Livro Escola Viva do Povo Huni Kuĩ do Rio Jordão.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s