Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Manual da vida, com Clóvis de Barros

O professor, escritor e palestrante fala sobre como a filosofia pode nos ajudar a conquistar a sabedoria do prazer sustentável

Por Helena Galante Atualizado em 13 ago 2021, 19h53 - Publicado em 16 ago 2021, 00h10

Você já acreditou que a felicidade estava sempre no futuro? Depois do colégio, depois da faculdade, depois do mestrado, sempre depois? O professor, escritor e palestrante Clóvis de Barros Filho não quer mais ser levado por essa falácia. Convidado de Helena Galante para o episódio #114 do podcast Jornada da Calma, ele fala sobre estar em contato com o caráter imediato da felicidade. “A felicidade é um atributo da vida e só pode estar aonde a vida está, tem que ser contemporânea à vida”, diz.

Professor do curso Manual Filosófico para Viver Melhor, que acontece gratuitamente na Casa do Saber de 23 a 26 de agosto (inscreva-se aqui), ele fala da sabedoria do prazer sustentável – e como pensar melhor sobre as escolhas que não comprometam hoje a possibilidade da alegria de amanhã. “Obviamente não direi nada sobre como ser feliz, apenas direi que eu suponho que uma capacidade desenvolvida de refletir sobre a própria existência possa ajudar a ter uma existência aperfeiçoada, mas nem disso eu tenho muita certeza.” Compaixão, relações virtuais e resiliência são outros temas da animada conversa.

 

Continua após a publicidade
Publicidade