Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Clareza no caos

Como desenhar estratégias quando tudo parece desmoronar? Joana Mao compartilha uma maneira prática de se posicionar em situações de mudança

Por Helena Galante 13 abr 2020, 00h10

Traçar planos para o futuro talvez já possa ter parecido uma boa coisa a ser feita. Quando a incerteza e o caos se instauram, porém, com que bases é possível planejar? “Não adianta ter a expectativa que as coisas não vão mudar. Elas mudam sempre”, conta Joana Mao. Designer estratégica e autora do Clearing Purpose Framework, ela é a convidada de Helena Galante para o episódio #44 do podcast Jornada da Calma. “Substitua a preocupação com planejamento pelo relacionamento”, completa Joana. Para dar conta de fazer essa transição e assumir um papel de liderança, Joana traz para o centro do foco questões filosóficas. “Quais valores colocamos para rodar em nossos projetos?”, questiona.

Quem pensou que a conversa inclui o termo “propósito”, acertou! Mas não exatamente da forma como ele costuma ser abordado. “Tentar encontrar o seu propósito vai tornar achá-lo mais difícil”, alerta Joana, que explica porque enxerga um único propósito para todos, apenas manifestado em contextos diferentes. “Estamos num momento em que podemos fazer muito uns pelos outros. Esse reconhecimento enche o coração da gente de um sentido”, conta.  “Temos uma importância inquestionável uns na vida dos outros. Curtir essa interdependência é o que dá senso de propósito.”

Assine a Vejinha por 14,90 mensais.

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade