Aplicativos que ajudam na rotina das mães
Homenageadas neste domingo, 8, as mães contam hoje com uma série de aplicativos que oferecem ajuda do período da gravidez à hora de fazer as tarefas escolares

Há alguns anos, uma gestante precisava ir ao consultório do obstetra ou mergulhar nas páginas de uma enciclopédia pediátrica para conseguir acompanhar e entender as fases de sua gravidez. Depois do parto, tinha de manter o controle de vacinas e remédios à base de agenda e caneta. Mais tarde, era necessário adquirir uma infinidade de pastas para guardar os desenhos da criança. E, finalmente, na adolescência, recorrer a uma extensa rede de informantes de modo a se manter atualizada sobre o paradeiro do filhão.

+ Mãe de Isabella Nardoni está grávida
Hoje, várias dessas tarefas podem ser resolvidas ou muito facilitadas via smartphone. Existem aplicativos para celular destinados a auxiliar os pais em praticamente todos os estágios do desenvolvimento infantil e até mesmo durante a gravidez, como é o caso do Contraction Master, que traz informações sobre as contrações pré-parto. Entre as demais praticidades proporcionadas pela tecnologia, está também a do acompanhamento das tarefas escolares.

Com programas como o MonsterJoy, é possível monitorar a realização das lições de casa. Em meio a essa enxurrada de novidades, os especialistas alertam para o risco de um distanciamento paterno em relação à criança. “A tecnologia deve funcionar como apoio.
Os pais não podem terceirizar a criação dos filhos”, alerta a psicóloga Rita Clara Atanes dos Santos, especializada em infância. Para ajudar as mães na árdua missão diária, testamos e selecionamos alguns dos melhores aplicativos disponíveis no mercado, divididos em categorias. Preparadas para o download?
+ Ganhe até 1 800 reais pelo seu celular usado. Site promove compra e venda de aparelhos seminovos

GRAVIDEZ
Bebê a Bordo
Desenvolvido pelo ginecologista e obstetra Flávio Garcia, trata-se de um companheiro para o período da gestação. A futura mãe recebe informações do desenvolvimento da criança nas quarenta semanas da gravidez, dicas de amamentação e do parto, assim como conselhos e frases inspiradoras. Sistema: iOS. Tamanho: 5,2 MB. Preço: 0,99 de dólar (cerca de 3,50 reais).
Contraction Master
Para quem pretende realizar um parto normal, ele explica o funcionamento das contrações em detalhes, com a previsão de início, intensidade, duração e outras informações. É possível encaminhar um relatório com os dados pessoais para o obstetra e criar gráficos. Em inglês. Sistemas: iOS e Android. Tamanho: 2,2 MB. Preço: 1,99 dólar (cerca de 7 reais) e Android (5 reais).
MãeGuru
Ele funciona como uma rede social exclusiva para mulheres. Os homens, ainda que sejam pais, não têm acesso. Nesse espaço, as mamães compartilham suas experiências, desabafam sobre a rotina do pós-parto e trocam confidências. As usuárias podem postar comentários ou formular perguntas anonimamente. Sistemas: iOS e Android. Tamanho: 16,4 MB. Preço: grátis.
+ Aplicativo avalia a acessibilidade de lugares para pessoas com dificuldade de locomoção
Minha Gravidez Hoje
É um acompanhamento diário do que está ocorrendo com o bebê. Após inserir os dados da gestação, surge uma ficha com a data prevista do nascimento e informações de temas como saúde, bem-estar, fitness e nutrição. Além de seguir cada fase da gravidez, a gestante pode fazer fotos da barriga e dividir experiências. Sistemas: iOS e Android. Tamanho: 54,9 MB. Preço: grátis.

SAÚDE
Appediatra
A ida ao pediatra ficará menos sofrida com o colorido e carismático Sussu, personagem responsável por entreter os pequenos durante as consultas. Ele mostra, por exemplo, como é um exame de garganta, ao pôr a língua para fora. A ideia é que a criança reproduza as expressões e se sinta mais à vontade nos procedimentos. Sistema: iOS. Tamanho: 50,4 MB. Preço: grátis.

Hora do Medicamento
A mãe preenche uma ficha com o nome do remédio e o intervalo entre as aplicações. No horário marcado, o programa se encarrega de emitir um aviso sonoro. É possível criar uma lista ilimitada de alertas e personalizar o serviço com toques e fotos. Ele também apresenta uma relação de locais que vendem o medicamento com menor preço. Sistema: iOS. Tamanho: 26,7 MB. Preço: 1,99 dólar (cerca de 7 reais).
Imamãe Workout
Propõe ter um professor de academia em casa. É desenvolvido para ajudar a mulher a voltar à forma no período pós-parto, aproveitando os intervalos de descanso do bebê para atividades físicas. Oferece quatro diferentes níveis de dificuldade e três partes do corpo a serem trabalhadas (ombros, pernas e corpo). Sistema: IOS. Tamanho: 38,6 MB. Preço: 2,99 dólares (cerca de 10 reais).
+ EarPods: fones da Apple que têm algo a mais e você provavelmente nem sabia
Vacina em Dia
É uma agenda eletrônica com acesso ao calendário brasileiro de vacinação. Permite a consulta de acordo com a faixa etária, e as informações aparecem agrupadas por categoria (crianças ou adolescentes, por exemplo). A mãe insere a data de nascimento do filho e, quando a criança atinge a idade correta para determinada imunização, o programa envia um alerta. Sistema: iOS. Tamanho: 360 KB. Preço: 1,99 dólar (cerca de 7 reais).

EDUCAÇÃO
InClass
Ele ajuda a organizar a vida escolar do filho. Com visual que simula uma sala de aula, armazena a grade e o horário das disciplinas e oferece espaço para comentários sobre os professores. Recados de voz e toques sonoros alertam sobre a data de eventos, trabalhos e provas. Sistema: iOS. Tamanho: 27,2 MB. Preço: grátis (versão paga por 0,99 dólares, cerca de 3 reais).

iTunesU
Disponibiliza o maior acervo mundial de conteúdo educacional gratuito com material de escolas e universidades, museus e entidades culturais. Os pais podem usá-lo como um aliado na hora de ajudar o filho a pesquisar conteúdo de qualidade. Sistema: IOS. Tamanho: 43,2 MB. Preço: grátis.
MonsterJoy
Em parceria com a escola, pais e professores trocam informações sobre as lições de casa e acompanham de perto o desenvolvimento dos alunos. A cada tarefa realizada e checada pelo mestre, o aluno ganha estrelinhas. Essas recompensas se acumulam em torno do garoto-propaganda do aplicativo, um monstro. O visual atrai a criançada. Há uma versão para menores de 10 anos e outra para estudantes acima dessa idade. Sistemas: Ios e Android. Tamanho: 7 MB. Preço: grátis.
+ Aparelhos da Samsung batem de frente com iPhones. Conheça os dois modelos

BEBÊ
BabyBaby
Está com dúvida na hora de registrar a criança? O App disponibiliza um banco de dados de nomes, incluindo os mais populares entre os brasileiros. Para ajudar na decisão, a ferramenta relaciona o significado deles e até alguns apelidos. A mãe ainda pode ouvir frases com o nome para checar se a sonoridade lhe agrada. Sistema: iOS. Tamanho: 1,3 MB. Preço: 1,99 dólar (cerca de 7 reais).
Diário da Amamentação
Ele informa em qual seio o bebê mamou pela última vez, o horário e a duração da atividade. Inclui lista com as principais vacinas recomendadas para cada idade e endereços de bancos de leite. Como bônus, a mãe tem a chance de tirar dúvidas com um time de especialistas. O aplicativo também gerencia a troca de fralda. Sistemas: iOS e Android. Tamanho: 71,2 MB. Preço: grátis.
Baby Sleep Instant
Com mais de 90 000 downloads, a promessa é ajudar os bebês a dormir. São nove sons relaxantes, como os que remetem ao útero ou ao barulho da chuva. O aplicativo continua funcionando mesmo enquanto o celular é usado para outras funções. O usuário determina quanto vai durar o som emitido. Sistemas: iOS e Android. Tamanho: 22,5 MB. Preço: grátis.
ISitter
Com este aplicativo e uma conexão wi-fi, é possível monitorar o sono da criança. É preciso ter dois dispositivos (um celular e um tablet): um é posicionado próximo do bebê e o outro fica com o responsável. Em caso de movimento, os pais recebem um alerta. Sistema: iOS. Tamanho: 16,7 MB. Preço: grátis (versão paga por 1,99 dólares, cerca de 7 reais).
Mãe Coruja
Serve como um caderno de notas para ajudar na organização da rotina do bebê, em que a mãe marca a troca de fraldas, o tempo das sonecas e das mamadas. Também permite escolher sons para o sono do pequeno e estima o tempo ideal de descanso. Sistema: iOS. Tamanho: 26,6 MB. Preço: grátis.
+ Mãe aproveita licença maternidade e viaja o mundo com filha de apenas dois meses
SEGURANÇA
Ignore no More!
É o terror dos adolescentes que tentam “dar um perdido” nos pais. O programa deve ser instalado no telefone do responsável e no do jovem. Caso esse último não atenda uma ligação, o aparelho é bloqueado. Para adicionar outros integrantes da família, é preciso usar a versão paga. Sistemas: iOS e Android. Tamanho: 2,6 MB. Preço: grátis (versão paga por 5,99 dólares, cerca de 21 reais).
MamaBear
Serve para vigiar o comportamento dos filhos nas redes sociais. Os pais controlam o que é publicado e monitoram o vocabulário usado no WhatsApp, por exemplo. Nesse caso, o programa avisa quando palavras proibidas aparecem no visor da criança. Sistemas: iOS e Android. Tamanho: 25 MB. Preço: grátis (versão paga por até 24,99 dólares, cerca de 87 reais).
Qustodio
O dispositivo ajuda a mãe a controlar tudo o que é acessado no celular da criança ou no do adolescente. Também é possível estabelecer limites de tempo para o uso do aparelho e impedir o acesso a determinados sites. Por meio de um “portal familiar”, os pais recebem um relatório com as atividades do filho no mundo on-line. Sistema: iOS. Tamanho: 11,9 MB. Preço: grátis.
ARTE
23Snaps
Trata-se de um álbum virtual de família. Os momentos, sejam fotos ou vídeos, são armazenados em galerias. Há quem o use para criar um diário do crescimento do filho. Mesmo parentes sem smartphone podem acessar as fotos: uma funcionalidade permite receber tudo por e-mail. Sistemas: iOS e Android. Tamanho: 27,6 MB. Preço: grátis (versão paga por 4,99 dólares, cerca de 17 reais).
+ Maternidades atendem cada vez mais gestantes refugiadas e imigrantes
ArtKive
É uma forma de eternizar os desenhos das crianças e um dos aplicativos mais adorados pelas mães que amam guardar todas as “obras de arte”. Além disso, há a opção de fotografar a imagem e compartilhá-la com o restante da família (basta adicionar as pessoas de interesse). A pessoa tem mais de um filho? Sem problemas. Ele permite criar perfis diferentes e organizar os trabalhos por idade. Sistemas: iOS e Android. Tamanho: 60,6 MB. Preço: 4,99 dólares (cerca de 17 reais).
Art My Kid Made
Aqui o funcionamento é igual ao de uma rede social. Após tirar uma foto do desenho do filho, a mãe tem a opção de compartilhar a imagem no Twitter, no Facebook ou no serviço do próprio programa. O diferencial é que a criança pode mostrar seu trabalho e ver o que os amiguinhos desenharam. A diversão fica ainda maior com as ferramentas de edição das imagens e de efeitos visuais. Sistema: iOS. Tamanho: 19,1 MB. Preço: grátis.
BeeBaby
Um álbum de fotos sempre à mão. É possível salvar a data e a localização. Também permite que você compartilhe as fotos em outras redes sociais. Sistema: IOS. Tamanho: 25,8 MB. Preço: grátis.
MOBILIDADE
Saída da Escola
Ele agiliza a saída dos filhos no colégio. Em vez de o responsável enfrentar uma fila na entrada e ainda ficar aguardando a criança sair, esse sistema avisa o estabelecimento quando a pessoa atinge uma distância de 2 quilômetros do prédio da instituição. O usuário tem a opção de incluir vários endereços, caso os filhos estudem em locais diferentes. Sistemas: iOS e Android. Tamanho: 2,8 MB. Preço: grátis.
SERVIÇO
Cozi Family Organizer
Indicado para manter a família conectada com a rotina da casa. Programa as atividades, indica compromissos e envia lembretes para que todos fiquem por dentro do planejamento. Os membros também podem inserir aniversários e mural com fotos. Sistemas: iOS e Android. Tamanho: 45,3 MB. Preço: grátis (versão paga até 29,99 dólares, cerca de 105 reais).
+ Aplicativo Android Auto: para esquecer o celular enquanto dirige
MeuCarrinho
Serve para dispensar a lista de compras em papel. O consumidor cria uma galeria com seus produtos preferidos e recebe sugestões do programa. Uma das ferramentas permite escanear o código de barras de um artigo e deixá-lo sempre no topo da relação. Também é possível comparar preços em vários mercados. O usuário pode ter uma conta associada ao perfil no Facebook. Sistemas: iOS e Android. Tamanho: 21,6 MB. Preço: grátis.
ENTRETENIMENTO
Animal Sound Box
Recomendado para crianças de 2 a 5 anos, o App tem como proposta ensiná-las a reconhecer o som dos animais. Os pequenos se divertem ao interagir com as figuras, bastante coloridas. Eles põem o dedo sobre o bichinho escolhido e escutam o barulho associado a ele. São mais de trinta opções de animal, desde as mais comuns, como cachorro e gato, até camelo. Sistema: iOS. Tamanho: 37,5 MB. Preço: grátis.
BebeMais
Desenvolvido com aval pedagógico e psicológico, colabora na percepção e na concentração e estimula a criatividade da criança. Há mais de 100 clipes educativos e livros que ensinam formas, cores, vogais e músicas. Os personagens são cativantes e a variedade é grande. É indicado para crianças de 0 a 5 anos de idade. Sistemas: iOS e Android. Tamanho: 281 MB. Preço: grátis (versão paga até 4,99 dólares, cerca de 17 reais).
+ Nova funcionalidade do Google Agenda ajuda você a cumprir todos os seus compromissos do dia
Color Me
Como colorir está na moda (inclusive entre adultos), essa é uma forma fácil de se divertir. Mas, neste caso, o caderno e o giz de cera são trocados por esta plataforma. A criança escolhe o desenho em uma relação disponível e pinta a figura com a ajuda de uma paleta virtual. A brincadeira é embalada por música. Sistemas: iOS e Android. Tamanho: 59,5 MB. Preço: grátis (versão paga por 0,99 dólares, cerca de 3 reais).
Divertida Mente
Sucesso nos cinemas, o filme homônimo da Disney Pixar ganhou versão em aplicativo. Como na telinha, a criança se diverte ao interagir com os personagens Alegria, Tristeza, Raiva e Nojinho por meio de um jogo. A animação é benfeita, mas os pequenos podem precisar da ajuda dos pais: os áudios são em inglês. Sistemas: Ios e Android. Tamanho: 123 MB. Preço: grátis (versão paga até 49,99 dólares, cerca de 175 reais).