Dez panetones para ostentar neste Natal
A deliciosa (e cara) lista vai de versões bem tradicionais, como a do Fasano, a um panetone italiano com 10 quilos vendido no Eataly
Cansou de comprar aquele panetone de supermercado que sempre sobra depois da ceia de Natal? Para quem está disposto a sair da rotina neste 2015 e impressionar a família – ou apenas se dar um presente de fim de ano -, elaboramos uma lista de dez panetones-ostentação, que podem abocanhar uma boa parte do tão esperado 13º salário. O mais barato deles custa 65 reais e pesa um quilo. O mais caro sai a 2 999 reais. Confira:
1. Venchi, do Eataly: 74,90 reais
Apesar de ser vendido no complexo gastronômico afamado pelos produtos italianos, o panetone é fabricado em solo brasileiro. Com 500 gramas, o doce recebe frutas cristalizadas, como nas receitas tradicionais.
2. Milesimum Milanese, vendido no Eataly: 2 999 reais
Esta versão feita pela marca milanesa Tre Marie atingiu outro patamar na lista de “itens-ostentação-para-o-Natal”. Para se ter uma noção do luxo, cada panetone tem 10 quilos e vem com um número de série exclusivo, já que somente 1 000 unidades foram produzidas pela fábrica italiana neste ano. Na ponta do lápis, cada quilo aqui sai por 299 reais!
+ Seis presentes para impressionar um chocólatra
3. Frutti di Bosco, vendido na Casa Santa Luzia: 169 reais
Da marca italiana Fiasconaro, leva frutas vermelhas cristalizadas, além de ser coroada por uma cobertura de glacê branco. Ideal para presentar, o panetone pesa 750 gramas e chega em uma embalagem bonitona.
4. Castanha portuguesa ao marrom-glacê, feito na Casa Santa Luzia: 138 reais
A Casa Santa Luzia também vende uma linha de panetones artesanais, feitos por lá mesmo. Nesta versão, os pedaços de castanha portuguesa são cozidos em vinho Marsala e entram no recheio de creme de marrom-glacê. Cada unidade pesa 1,1 quilo.
+ Cinco dicas para tirar um cafezinho profissional em casa
5. Artigianale Naturale, feito na Casa Santa Luzia: 68 reais
Mais em conta, o panetone tem 600 gramas e recebe recheio de uva-passa, laranja cristalizada, além de cidra glaceada. Na receita também entram favas de baunilha, suco de laranja natural, vinho do Porto e raspas de limão-siciliano.
+ Dez endereços para começar o dia com um bom café da manhã
6. Panetone do Fasano: 86 reais
Mais um caso de panetone vindo de outros fornos. As cifras mais altas têm explicação: trata-se de uma receita tradicional e exclusiva, criada por Vittorio Fasano. O panetone de 1 quilo exibe uma massa macia e úmida com frutas cristalizadas, além de cobertura açucarada.
+ Dez almoços caprichados por menos de 50 reais
7. Com gianduia do Fasano: 86 reais
Neste ano, o restaurante italiano vende ainda uma versão recheada de creme gianduia e gotas de chocolate. Assim como o tradicional, ele é embalado em lata comemorativa.
8. Panetone da Bráz: 65 reais
A tradicional rede de pizzarias faz o panetone com o valor mais em conta desta seleção. Com um quilo, a massa recebe recheio de gotas de chocolate mais pedaços de laranja cristalizada, além de uma cobertura de amêndoas.
+ Doze hambúrgueres imperdíveis que todo paulistano deve provar
9. De brigadeiro artesanal da Maria Brigadeiro: 99 reais
Aqui, a maior ostentação deve-se ao cremoso brigadeiro artesanal que preenche boa parte da massa. Tem como ficar melhor? Sim! O panetone recebe ainda uma cobertura de chocolate ao leite e vem em uma delicada embalagem.
10. De gianduia da Maria Brigadeiro: 99 reais
Também dá para se lambuzar com este panetone recheado de gianduia, que recebe a mesma cobertura de chocolate ao leite. Ambas as versões têm 750 gramas.
+ Seis gulodices para quem gosta (e muito!) de panetone
+ Oito lugares que todo paulistano que adora “gordices” deve conhecer