Cinco dicas para tirar um cafezinho profissional em casa
A barista Flavia Pogliani elencou truques preciosos para bancar o profissional e mostrar que você entende do assunto
Eleita a barista do ano pela edição mais recente de VEJA COMER & BEBER, Flavia Pogliani está à frente do The Little Coffee Shop, uma minúscula loja de 1,80 metro quadrado que vende um dos melhores e mais baratos expressos da capital paulista. A ex-economista garante que mesmo em casa, é possível tirar um cafezinho de primeira com alguns truques preciosos.
Listamos abaixo cinco dicas ensinadas por Flavia para bancar o profissional e convencer qualquer um de que você entende do assunto:
1. O básico para não fazer feio
O termo gourmet, no caso do café, não é leviano. Um produto com essa classificação, também chamado de especial, é certificado pela Abic por sua qualidade. Saborosa e rica em óleos aromáticos, a variedade arábica é a mais procurada.
+ Comer & Beber 2015/2016: as melhores cafeterias
2. Onde comprar importa, sim
Não se engane: os supermercados, salvo algumas exceções, não são os endereços mais indicados para encontrar grãos especiais. Dá mais trabalho procurar empórios especializados, mas a qualidade do produto compensa.
3. Frescurinha bem-vinda
Quando estiver de frente para a gôndola, fique de olho na data de embalagem dos produtos. Para que o aroma delicado do café esteja preservado, prefira os pacotes expostos, no máximo, há quinze dias.
4. Invista num moinho
O perfume dos grãos enquanto estão sendo moídos convence qualquer um de que você entende do assunto. Fique de olho no tipo de moagem selecionada – mais fina para expressos ou mais grossa para coados, por exemplo.
5. Por que tão amargo
Ao contrário do que diz o senso comum, café forte não é necessariamente bom. Grãos muito torrados escondem eventuais defeitos e deixam um travo na boca. Para não ter de colocar um monte de açúcar, prefira a torra média, mais delicada.
+ Conheça a The Little Coffee Shop, cafeteria da barista Flavia Pogliani: