Dez endereços para começar o dia com um bom café da manhã
Reunimos cafés, padarias e lanchonetes que servem boas opções no desjejum
A capital abriga muitos endereços aos que desejam (ou precisam) fazer a primeira refeição do dia fora de casa. Desde padarias com diversos itens em grandes bufês às casas de comidinhas que servem deliciosos quitutes à la carte, não faltam opções para um café da manhã no capricho.
Antes de enfrentar a correria paulistana, separe quinze minutinhos de sua manhã para conferir um dos dez bons estabelecimentos listados a seguir – com seus comes e bebes, eles têm o poder de deixar qualquer dia mais feliz. E o melhor: todos funcionam durante a semana e abrem, no máximo, até as 8 horas.
Eleita e melhor padaria na edição mais recente edição de VEJA COMER & BEBER, a casa dispõe os pães fresquinhos e feitos manualmente em prateleiras, que podem ser escolhidos diretamente pela clientela. Para começar o dia com muita energia, o combinado de suco de laranja, média, salada de frutas com iogurte e granola, ovo mexido, bacon, pães, manteiga, requeijão e geleia custa 38 reais. Se a intenção for uma refeição mais rápida, dá para pedir somente o ovo mexido com queijo (16 reais) ao lado do expresso servido na xícara de ágata (6 reais).
+ Padoca do Maní oferece café coado na faixa
Uma boa pedida é sentar em uma das mesinhas da charmosa casa para saborear os ovos mexidos (12,50 reais) ao lado do suco de laranja (8,40 reais). No pequeno espaço dedicado aos pães de fermentação natural, é possível encontrar versões de cerveja preta e mel (9,60 reais), batata integral (9,80 reais) e um menorzinho, de bacon e centeio (4,10 reais), que podem ser comidos por lá mesmo.
Para um café da manhã mais natureba e saudável, o pão de queijo feito com chia e linhaça (6,80 reais) tem uma casca crocante e miolo molinho. O pão de grãos na chapa acompanhado de geleia e manteiga (13,40 reais) também agrada no desjejum, que fica ainda melhor com os ovos mexidos (9 reais). Com jeitão de detox, o suco vermelho (14,70 reais) é feito com laranja, beterraba, limão e gengibre.
+ Sete pecados gastronômicos que todo paulistano deve cometer
Premiada pelo especial “Comer & Beber”de 2014, esta padaria serve o cardápio de café da manhã durante todo o dia. O cafezinho expresso (5,90 reais) pode vir ao lado do gotozo, um pão francês com requeijão na chapa, por mais 8,50 reais. Para fomes maiores, o sanduíche samba leva presunto e queijo prato e custa 12,50 reais.
Para começar bem o dia por ali mesmo, peça um pão na chapa, que pode ser o francês (6 reais) ou a baguete (9,50 reais). A fatia do bolo de tapioca (6 reais) vai bem com uma xícara de expresso (5 reais). Entre as sugestões de suco, há quatro misturas chamadas detox, entre elas a de laranja, morango, amora e framboesa (13 reais; 400 mililitros).
+ Onde comprar pescados nos mercadões
Uma ótima opção para quem vai de bike ao trabalho. Localizado próximo ao metrô Pinheiros, o pequeno sobrado é um misto de estacionamento, oficina, vestiário e café. No balcão, dá para pedir um cafezinho coado (5,50 reais) ou o cappuccino com chocolate e canela (9 reais), ao lado da torrada integral de pão de forma que vem com manteiga e geleia (3,50 reais, com duas unidades).
Durante a semana, um dos itens mais pedidos do cardápio é o trio de míni pães na chapa (7,50 reais), que chegam à mesa ao lado de um potinho de manteiga e outro de geleia. Essa dupla também acompanha a cesta de míni pães australiano, francês, multigrãos e ciabatta, por 7,90 reais. Entre os doces, a panqueca com mel ou Nutella custa 8 reais e pode ser escoltada pelo cappuccino italiano grande (7,50 reais) ou pelo suco de laranja (7 reais).
+ Veja Comer & Beber: as melhores docerias da capital
+ Veja Comer & Beber: as melhores padarias da capital
+ Veja Comer & Beber: os melhores cafés da capital
Entre as cinco unidades da capital, somente a do Brooklin e a do Itaim Bibi abrem antes das 8h. Para ficar no básico, peça o pão francês ou de miga na chapa (4,50 reais) ao lado do expresso (5,40 reais) feito com o blend da casa e tirado em uma máquina La Cimbali. Dos quitutes do balcão, o bolo de banana sem glúten e lactose custa 10,50, a fatia.
No balcão da grande cafeteria, dá para saborear uma fatia de bolo de cenoura com calda de chocolate (8 reais) ou a versão molhadinha de laranja com lascas de amêndoas (8 reais), que vem acompanhada de uma xícara do bem tirado expresso (6 reais). Ele é feito com o blend da casa, que mistura safras de bourbon amarelo, catuaí e mundo novo. Entre os salgados, o tostex de queijo mussarela mais tomate e orégano pode ser montado no pão de miga, branco ou integral, por 14 reais.
+ Os achados dos mercadões de São Paulo
Marie-Madeleine Boutique Gourmet
Entre os quitutes expostos na vitrine, o bostok (9 reais), um brioche da culinária francesa, leva creme e lâminas de amêndoa mais açúcar polvilhado no topo. Como não há pão na chapa para o café da manhã, peça o pão de queijo (5,50 reais) ao lado de um Nespresso (6 reais) na agradável varanda do espaço.