Tucupi e taperebá: Sorvetes Bárbaros oferece gelados de sabores amazônicos
Fundada em Manaus, a casa foi transferida para Perdizes, onde também serve opções como doce de leite. Leia a crítica
Inaugurada em 2016 em Manaus, a Sorvetes Bárbaros, conhecida pelas receitas preparadas com ingredientes amazônicos, transferiu-se para a capital paulista em setembro do ano passado, quando o simpático casal formado pelo manauara Maurício Pardo e a cozinheira paulistana Milene Ribas decidiu viver na cidade.
Na loja, localizada em Perdizes, é Pardo quem se encarrega do atendimento. Além de oferecer provinhas, ele explica com entusiasmo sobre cada um dos sabores. As receitas ficam a cargo de Milene, que teve seu primeiro contato com produtos da Amazônia ainda em São Paulo, quando trabalhou no extinto restaurante 72, de um então jovem promissor chamado Alex Atala.
A vitrine reúne dezesseis sabores (a partir de R$ 12,00, uma bola), entre versões típicas ou mais corriqueiras, como doce de leite. Enquanto o de cumaru tem gostinho delicado, o de castanha-do-pará, chamada ali de castanha-da-amazônia, é mais doce, entremeado de praliné feito do fruto seco. O sorbet de taperebá (ou cajá, como é conhecido no nordeste), sem leite, revela-se mais azedinho. Também são atraentes as opções sazonais como tucupi negro e chocolate defumado com pimenta jiquitaia – ambos surpreendentes.
Embora saborosos, alguns dos sorvetes poderiam ser mais cremosos. A casa, infelizmente, não trabalha com casquinha. Em compensação, o topo de cada copo é adornado por um crocante biscoito dos bons.
Sorvetes Bárbaros
Rua Caiubi, 1461, Perdizes. Não tem telefone. Tem acessibilidade.
Instagram: @barbarossorveteria.
Publicado em VEJA São Paulo de 1° de setembro de 2023, edição nº 2857.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android