5 wine bars novos que você precisa conhecer em SP
Da Barra Funda a Mirandópolis, é possível encontrar endereços de diferentes estilos para brindar com espumantes, brancos e tintos
Com o aumento do número de bares de vinho em São Paulo, hoje é possível tomar a bebida em endereços dos mais diferentes estilos.
Em minhas andanças pela cidade, pude provar espumantes, brancos e tintos tanto em casas mais arrumadinhas, com grande investimento em decoração e serviço de primeira, quanto em espaços mais desencanados, de clima informal e festivo.
“Conheça abaixo cinco wine bars de diferentes perfis, abertos recentemente, que merecem sua visita.
Enoteca Decanter
Após quase duas décadas no Itaim Bibi, a Enoteca Decanter passou a ocupar um prédio envidraçado de esquina no Jardim Paulista. No térreo, o espaço reúne loja e wine bar de forma integrada, criando um ambiente em que se bebe vinho enquanto clientes escolhem garrafas e vendedores negociam pedidos ao telefone. Todo o portfólio da importadora pode ser provado no local, com curadoria assinada pelo sommelier Tiago Locatelli. Há opções em taça, incluindo rótulos de maior valor preservados em máquinas que servem doses variadas. Para acompanhar, entram petiscos e pratos de inspiração mediterrânea.
Rua Joaquim Eugênio de Lima, 1135, Jardim Paulista. Telefone/WhatsApp: 99736-3280.
Gnomo
O Gnomo é o braço mais despojado e festeiro do restaurante Nomo. A proposta gira em torno de vinhos de pequenos produtores, apresentados sem pedantismo e com descrições bem-humoradas que fogem do vocabulário clássico do meio. A carta, em constante movimento, traz cerca de cinquenta rótulos, com boas opções em taça.
O clima é informa e o serviço, prestativo, seja no pequeno salão de paredes claras e janelão, seja na área externa, onde se concentram a maioria dos lugares. Na cozinha, o chef e sócio Nando Carneiro imprime criatividade aos petiscos e pratos.
Rua Rodesia, 206, Vila Madalena. Telefone/WhatsApp: (31) 99121-6648.
Il Segreto Gastro Vino
Discreto desde a fachada, o Il Segreto Gastro Vino é antecedido por um pequeno empório. Uma escada leva ao bar propriamente dito, escondido desde junho em um corredor estreito, embalado por jazz com toques de bossa nova. O ambiente tem sofá de veludo, lustre chamativo e até um minúsculo terraço para dois. A carta reúne 44 rótulos de quatro importadoras, com predominância de tintos encorpados, além de opções em taça servidas em máquinas. Na cozinha, os petiscos são divididos entre propostas mais frescas e outras reconfortantes, pensadas para acompanhar o vinho sem roubar a cena.
Rua Luís Góis, 1613, Mirandópolis. Telefone/WhatsApp: 2366-0785.
Lita
Derivado do restaurante Nelita, o Lita é um lugar onde a bebida dita o ritmo, mas a cozinha acompanha à altura. Logo na entrada, um balcão oval organiza garrafas e taças; mais ao fundo, mesas próximas à cozinha aberta e, no piso superior, uma adega envidraçada completam o cenário. A carta, com centenas de rótulos e opções em taça que mudam periodicamente, é assinada pelo sommelier e sócio Danyel Steinle, que privilegia opções de mínima intervenção, sem amarras a estilos ou regiões. A cozinha, supervisionada por Tássia Magalhães, segue linha clássica com toques autorais.
Rua Ferreira de Araújo, 333, Pinheiros. WhatsApp: 99886-2384.
Silo
Aberto em outubro na Barra Funda, o Silo tem um clima jovem e descomplicado para quem quer beber vinho sem formalidades. O bar atrai casais e grupos na casa dos 30 anos, com público diverso, inclusive LGBTQIA+, em um ambiente de telhas aparentes e atmosfera descontraída. A carta é enxuta, com foco em rótulos de preços acessíveis, majoritariamente sul-americanos. Aos sábados, DJs assumem o som, reforçando o caráter informal da casa. A comida segue a mesma linha sem frescura para acompanhar as taças.
Rua Brigadeiro Galvão, 745, Barra Funda. Telefone/WhatsApp: 99754-1432.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android





