Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Tanit, do chef Oscar Bosch, está quase pronto

Talvez você não se lembre do chef espanhol (ops, catalão!) Oscar Bosch, que se prepara para abrir o próprio restaurante, o Tanit. Bosch, dono também do bufê Cookme, foi titular do extinto FishBar & Gastronomia, endereço de pescados que funcionou no final da Alameda Tietê, nos Jardins. Na crítica que fiz a esse restaurante, atribuí […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 12h39 - Publicado em 2 abr 2016, 15h05
Bosch: restaurante especializado em pratos mediterrâneos com forte pegada espanhola (Foto: divulgação)

Bosch: restaurante especializado em pratos mediterrâneos com forte pegada espanhola (Foto: divulgação)

Talvez você não se lembre do chef espanhol (ops, catalão!) Oscar Bosch, que se prepara para abrir o próprio restaurante, o Tanit. Bosch, dono também do bufê Cookme, foi titular do extinto FishBar & Gastronomia, endereço de pescados que funcionou no final da Alameda Tietê, nos Jardins. Na crítica que fiz a esse restaurante, atribuí quatro das cinco estrelas máximas da Vejinha graças ao trabalho de qualidade elaborado por ele.

+ Oscar Bosch começou no extinto FishBar Gastronomia

Bosch retorna agora com uma cozinha inspirada em alguns países do Mediterrâneo, mas de pegada mais espanhola. Não dava para o chef fugir da Espanha, onde sua família é proprietária, na cidade portuária de Cambril, do Can Bosch, detentor de uma estrela no Guia Michelin.

Continua após a publicidade
Fachada criada por Guile Amadeu: impacto visual (Projeto: Coletivo de Arquitetos)

Fachada criada por Guile Amadeu: impacto visual (Projeto: Coletivo de Arquitetos)

“Claro que me inspirei na vivência que tive desde pequeno no restaurante do meu pai. Foi ele que me ensinou os segredos básicos da culinária catalã e com quem tive os primeiros contatos em uma cozinha profissional”, diz. “Vamos oferecer uma comida mediterrânea contemporânea, sem esquecer a essência do sabor e da matéria-prima de alta qualidade.”

+ La Guapa, empanaderia de Paola Carosella

Continua após a publicidade

Por outro lado, como mora há seis anos no Brasil, depois de ter se casado com a confeiteira paulistana Anna Beatriz Dias Bosch, ele diz que ser impossível um restaurante espanhol sobreviver hoje em São Paulo se não houver no cardápio um filé-mignon e um risoto, este substituído pelos arrozes de seu país. A influência italiana está ainda em um par de massas.

Salão com pé-direito alto: entrada de luz natural

Salão com pé-direito alto: entrada de luz natural

Bosch tem outros três sócios com participações idênticas no negócio. “Pegamos o ponto [onde ficava o extinto Caroline, que não deixou saudade] em 1º de agosto do ano passado e fechamos com o arquiteto no fim de setembro”, conta. O restaurante que está em obras desde o início de janeiro deve ser inaugurado no dia 20 de abril. “Começamos a queimar as panelas e receber os amigos no dia 12 e, em seguida, fazemos um breve soft opening.”

Continua após a publicidade

+ Paulo Barros deixa o Grupo Egeu
+ Dois novos restaurantes de Salvatore Loi, um deles com Paulo Barros

Para erguer a nova casa, Bosch contou com o projeto de Guile Amadeu, da Coletivo de Arquitetos. “Nosso investimos foi 1,5 milhão de reais”, contabiliza o cozinheiro. Ainda não conheço o lugar, mas pelas imagens que estampam este post, deve ficar bonito.

Varanda: promessa de mesas disputadas

Varanda: promessa de mesas disputadas

Continua após a publicidade

Originalmente, o lugar era para se chamar Ona, de Barcelona, e também um nome feminino, curto e marcante para Bosch. Como já havia registro de Ona, ele uma sócia chegaram a Tanit, deusa do Mar Mediterrâneo e de Ibiza. De origem fenícia, a entidade era responsável por governar o sol as estrelas e a lua.

Corte lateral: ambiente unificado

Corte lateral: ambiente unificado

Agora, é conferir a sorte que Tanit trará ao restaurante.

Continua após a publicidade

O Tanit fica na Rua Oscar Freire, 145, Jardim Paulista, tel. 3062-6385.

PS: enquanto não chega a inauguração, uma possibilidade é comprar as croquetas feitas por Bosch à venda na Casa Santa Luzia.

Conheça o cardápio sujeito a alterações e ainda sem preços do Tanit.

Caderno de receitas:
+ Bacalhau à brás, do chef Vítor Sobral
+ Cozido maní-ocas, do Maní
+ Bolinho de chuva recheado de chocolate, do chef Oscar Bosch

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.