Paola Carosella surta na eliminação do MasterChef deste domingo (21)
Implacável, a jurada argentina sentencia que quem é cozinheiro de um prato só deve deixar a competição
Ainda tem muito MasterChef Brasil pela frente. Mas poucos episódios começaram, literalmente, tão ardidos como o deste domingo (21). Os 17 cozinheiros amadores, dos 19 originais, terão na bancada uma caixa misteriosa, a segunda da temporada, repleta de pimentas. Além de identificar os diferentes tipos, terão de preparar uma receita com pelo menos uma de sete variedades. Que missão picante.
É preciso saber dosar os vários níveis de ardência para evitar o completo desastre. Na prova dos pratos, os jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal Gastronomia e Cão Véio) vão disparar farpas certeiras. Mas alguns competidores serão alvo, também, de muitos elogios.
Pimenta como protagonista não é fácil. Afinal, a danada deve castigar mas o prato precisa de ter sabor. Como dirá o Jacquin “vocês não vão matar a gente.”
Um dos pimenteiros será inclusive comparado ao chef peruano Gaston Acurio. Será que ele é autor de um ceviche ou de um tiradito, típicos do país andino? Um dos pratos receberá tantas menções positivas que Ana Paula Padrão não resistirá e dará uma escapadinha do posto de contabilista do tempo para dar uma garfada e testar se a pedida está tão boa mesmo.
Sabe aquele ditado “pimenta nos olhos dos outros é refresco”? Terá amador que vai se esquecer que está trabalhando com ardida e vai esfregar o rosto. Nem preciso dizer o que rola…
Os juradões, como sempre, estarão longe de ser só paz e amor. Os piores da disputa vão tirar o trio do sério. Haverá de tudo um pouco. De prato no ponto errado a combinações sem a mínima harmonia.
Como dificuldade é a palavra de ordem do MasterChef Brasil, os participantes terão de cozinhar com cogumelos na eliminatória. A turminha que está tentando se safar só descobrirá a matéria-prima quando puser os pés no mercado. Como sempre, o ingrediente deverá ser a alma da receita.
Uma complicação surgirá antes da escolha dos cogumelos. O vitorioso da prova inicial terá uma missão espinhosa. Caberá ao ganhador escolher se seus colegas irão trabalhar com cogumelos frescos, secos ou em conserva.
É a primeira eliminatória em que ficará evidente que os participantes contam com alguma estratégia de cozinha e de jogo. Os grupos começarão a se formar e se será possível notar uma tentativa de derrubar colegas.
Enquanto os amadores em risco tentam, à sua maneira, fazer o melhor possível no fogão, rolam palpites até não poder mais da rapaziada do mezanino. Não faltará uma dose forte de confusão com personagens descontentes, gente tagarelando demais – o mezanino falante está de volta.
A ajuda na cara dura a determinados colegas completará o climão da noite na cozinha-estúdio. Vai ter até Jacquin gritando para o mezanino ter respeito com os colegas e tudo mais.
Na avaliação final, uma sucessão de erros deixará os jurados bravos, bravíssimos. O que não chega a ser novidade. A sequência de broncas, porém, descambará em uma Paola que perderá as estribeiras, sairá do sério. A chef sentenciará que se algum dos competidores for um cozinheiro sem repertório, de um prato só está na hora de deixar o MasterChef.
Ansiedade temperada com pressão vai deixar o povo desesperado. É aguardar para ver quem deixará o programa hoje. Alguém tem um palpite de quem vai se juntar a Imaculada e Carlos Augusto?
Conheça os participantes:
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br
Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil
E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha