O variado Jacarandá tem novo chef
As mudanças seguem em ritmo intenso no Jacarandá, endereço vendido em setembro para Milton Freitas, da cantina Empório Antonietta. A ex-proprietária Ana Maria Massochi, que fundou o restaurante no fim de 2012, preferiu dedicar-se integralmente a seus dois outros estabelecimentos, a churrascaria Martín Fierro e o variado, La Frontera. + A abertura do restaurante em […]
As mudanças seguem em ritmo intenso no Jacarandá, endereço vendido em setembro para Milton Freitas, da cantina Empório Antonietta. A ex-proprietária Ana Maria Massochi, que fundou o restaurante no fim de 2012, preferiu dedicar-se integralmente a seus dois outros estabelecimentos, a churrascaria Martín Fierro e o variado, La Frontera.
+ A abertura do restaurante em torno de uma árvore
O empresário, que lançou alguns pratos sem descaracterizar o cardápio que mistura Argentina e Espanha, acaba de contratar um chef. O novo titular de grelha e fogão é Felipe Mirasierras, paulistano de 32 anos, que passou os últimos cinco anos no Praça São Lourenço. Antes, ele passou pelas cozinhas de dois jurados do reality MasterChef. Esteve com Paola Carosella, no Arturito, e com Erick Jacquin, na extinta La Brasserie, na época em que ainda ficava em Higienópolis. “Só farei alterações no cardápio em 2017″, adianta o cozinheiro.
A primeira intervenção culinária de Mirasierras é uma paella servida à vontade e ao ar livre no jardim do Jacarandá, entre o salão e a lojinha da entrada. Repete assim o que fazia em seu emprego anterior, o Praça São Lourenço. Servida do meio-dia às cinco da tarde, a receita espanhola custa 98 por pessoa. Ou 116 reais com uma minijarra de sangria.
Provei algumas das receitas que o novo proprietário colocou no menu antes da chegada de Mirassieras. São pratos que de alguma forma mimetizam as sugestões que estavam por lá sem causar estranhamentos. Embora esteja grafada no cardápio como polenta com ragu de cordeiro, a boa entrada leva molho preparado com linguiça e não a carne fresca. Um tropeço aparece no arroz com camarão, porco e cogumelos defumados já que na finalização foi acrescentado um excesso de queijo que oculta o sabor dos outros ingredientes.
Bom resultados são garantidos pela deliciosa prancha de frutos do mar com limão-cravo grelhado, dill e tomilho-limão e pela paleta de cordeiro com purê de abóbora cabotiá ao mel de florada capixingui (mais uma correção aqui: esta carne é descrita como grelhada, mas é feita na panela). De fazer inveja a muitas sobremesas da cidade, o bolo de chocolate belga bem escuro com recheio de avelã na companhia de laranja confitada dá vontade de comer até a última garfada.
+ Em vídeo: as delícias portuguesas da Padaria da Esquina
Caderno de receitas:
+ Dadinhos de tapioca, do Mocotó
+ Espaguete com queijo grana padano, do Nico Pasta & Basta
+ Il vero fettuccine Alfredo di Roma
+ Tiramisu original. É bico!
+ Bolo brigadeiro sem leite condensado, Monte Líbano
+ Bolo brigadeiro passo a passo
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter e pelo Instagram.