MasterChef: cozinha na fazenda e um coelho no caminho
O homem em conexão com a terra. Essa é a proposta da primeira prova do programa desta noite. Nesta terça (10), os pretendentes ao título de MasterChef viajam a uma fazenda. In loco, terão de preparar uma refeição apenas com vegetais e ovos para agradar ao paladar – surpresa! – de carnívoros. + Minha avaliação […]
O homem em conexão com a terra. Essa é a proposta da primeira prova do programa desta noite. Nesta terça (10), os pretendentes ao título de MasterChef viajam a uma fazenda. In loco, terão de preparar uma refeição apenas com vegetais e ovos para agradar ao paladar – surpresa! – de carnívoros.
+ Minha avaliação dos restaurantes dos MasterJurados
Não é tarefa dura, mas requer habilidade. Tanto que há bons endereços em São Paulo que conseguem êxito apenas com uma boa seleção de hortaliças e grãos. É o caso do Moinho de Pedra, comandado pela chef Tatiana Cardoso, no Brooklin. Só não entendo uma coisa nesse tipo de restaurante: a maioria deles abre apenas para o almoço. Das duas, uma: ou os vegetarianos não jantam ou simplesmente atacam carnes. Ou, ainda, preferem cozinhar em casa quando cai a noite. Estranho.
Na fazenda, a apresentação do menu criado pelos masterpretendentes será do cantor-caipira-pirapora Renato Teixeira, conhecido pelo sucesso Romaria. Não haverá entrada, só prato e sobremesa.
+ Os 5 melhores restaurantes vegetarianos de SP
Como sempre acontece, a equipe perdedora terá de enfrentar a prova na cozinha diante dos jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Henrique Fogaça (Sal Gastronomia, Jamile, Admiral’s Place e Cão Véio) e Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife). O ingrediente escolhido é uma das minhas carnes favoritas: a de coelho. Embora seja uma delícia, não é nada fácil de preparar e requer tempo de cozimento preciso. Corre o risco sempre de ficar dura ou uma borracha.
+ La Guapa, empanaderia de Paola Carosella
Uma das minhas receitas preferidas era a da trattoria Il Cacciatore, que ficava no Bixiga e fechou as portas no início de 2009. Cortado em pedaços, o coelho era cozido lentamente em vinho branco com uma profusão de ervas. A guarnição costumava variar um pouco, mas, nesses dias frios, era sempre a polenta cremosa, como se faz no norte da Itália e de onde veio o fundador, Pietro Caccia.
Bom, mas voltemos ao episódio da semana anterior, cheio de polêmica. O motivo foi a eliminação da concorrente Gabriella Palinkas. Ela disputou o título de pior da competição com Gleice Simão na prova do macaron, aquele doce francês difícil de fazer. Embora Gleice tenha entregue o doce desmilinguido e praticamente cru, ela conseguiu superar a rival. De acordo com Jacquin, a decisão se deu porque Gabriella, que conseguiu concluir o doce, não usou os corantes como fora pedido. As versões coloridas não foram apresentadas porque, como as de Gleice, também não assaram. Parece um critério mais do que justo. Afinal, provas são para ser cumpridas.
O que enfureceu o público foi o fato de Leonardo, na prova do bolo de chocolate, ter apresentado duas camadas, e não as três pedidas. A revolta foi tanta com Jacquin, que apresentou o resultado da prova, que o chef publicou no seu Instagram, sobre uma foto fazendo biquinho: “Oh… Menos…”. A legenda é “Quem é o chef, por favor ?????”.
+ Mocotó Café, de Rodrigo Oliveira, fica no Mercado de Pinheiros
Bem, se alguém achou em algum momento que essa temporada do MasterChef estava morna, esqueça. Os próximos programas devem ser vistos com lupa pelos fãs e devem pegar fogo. É esperar para ver!
Caderno de receitas:
+ Espaguete cacio e pepe, do chef Carlos Bertolazzi
+ Il vero fettuccine Alfredo di Roma
+ Tiramisu original. É bico!
+ Petit gâteau, do chef Erick Jacquin
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.
Conheça os participantes e escolha para quem vai torcer:
#gallery-1 {
margin: auto;
}
#gallery-1 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-1 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-1 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */