MasterChef 2 Profissionais: casamento e cesto da discórdia
Candidatos preparam festa para 250 convidados e tiram ingredientes dos concorrentes

Na estreia do MasterChef 2 Profissionais, teve um rapa: três saíram do programa. O clima foi bem mais tranquilo na semana passada, quando a professora Berta teve de deixar o avental sobre a bancada.
Só para lembrar, a primeira prova trazia um tema cada vez mais evidência: a criatividade usando apenas ingredientes vegetarianos. Não deveria ser surpresa para nenhum cozinheiro profissional o poder das plantas e seu sabor.
Que diga minha amiga Neide Rigo, autora do blog Come-se, uma especialista em descobrir vegetais comestíveis pelas ruas da cidade, além de ser uma das mentoras de uma horta urbana em um terreno público.

Depois foi vez de preparar um ingrediente manjado, conhecido de todo mundo: um frango caipira. Foi quando Berta se deu mal na avaliação dos jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal Gastronomia, Jamile, Admiral’s Place e Cão Véio).
Também foi a noite das quedas. Primeiro, Paola levou um tombaço. Depois, foi a vez de Ravi se espatifar na correria pela cozinha. No caso da juradona, o tombo foi creditado ao salto alto. Mas o do Ravi havia um motivo claro: pouco antes Mirna derrubara pimenta e azeite no corredor diante da bancada, por onde o componente passou correndo.
A noite também teve algo muito estranho. Lubyanka fez uma receita vegetariana na qual colocou um ingrediente que desconhecia, só porque achou bonito. Se nunca provou antes jambu, como saber qual o efeito? Ou qual o defeito? Deu no que deu: anestesiou a boca do Jacquin.

A prova inicial de hoje é a primeira externa da temporada. Os participantes terão de preparar um menu para um casamento com 250 convidados. Não é uma prova em equipe, mas Mirna e Irina, que são as ganhadoras no programa anterior, disputaram o título de chef e subchef.
O grupo se reúne com os noivos para combinar o cardápio, composto de entrada, dois pratos e sobremesa. Não é moleza. Pratos devolvidos e demora na entrega vão temperar a disputa.
A avaliação dos jurados, porém, será do desempenho individual de cada um deles.
Só um sai vencedor. No estúdio, vão encontrar uma tigela com frutos do mar e uma cesta com dez ingredientes como milho, pimentão e creme de leite. Cada candidato tirará cinco ingredientes do rival. Ou seja, haverá uma limitação para encarar o fogão. A noite promete.
Conheça os participantes:

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.