Henrique Fogaça deixa o ‘MasterChef Brasil’
O sócio dos restaurantes Sal Gastronomia e Cão Véio diz que o afastamento é temporário. Saiba quem será o substituto
“Quer sentar na graxa?” Na décima temporada de MasterChef Brasil, esqueça o bordão que consagrou Henrique Fogaça. O jurado deixa o reality culinário nesta temporada para cuidar de “questões pessoais”. O chef informa que está fazendo uma pausa de comum acordo com a Band, onde a competição culinária é sucesso desde a estreia, em 2014. O lugar do sócio do Sal Gastronomia e do Cão Véio não ficará vago. Quem substitui Fogaça é Rodrigo Oliveira, do Mocotó e do Balaio IMS.
+ Rodrigo Oliveira responde cliente que diz que localização de restaurante é “precária”
A escolha do cozinheiro não foi por acaso. Na contabilidade da diretora do programa, Marisa Mestiço, Oliveira foi o convidado que mais participou de temporadas. Esteve presente nas versões para amadores, profissionais, júnior e A Revanche, em 2019. Foram cinco no total, uma delas substituindo Fogaça, que teve um problema renal em 2018.
“Recebi o convite da diretora Marisa Mestiço na semana passada, quando estava em Pernambuco”, revela Oliveira. “Ela me disse: ‘vamos continuar amigos mesmo se você disser não.” O novo jurado afirmou que não “havia outra possibilidade senão aceitar esse convite de pessoas tão queridas”. E prossegue: “Saber que Helena [Rizzo], [Erick] Jacquin e Ana Paula [Padrão] endossam a minha participação reforçaram o sim”.
Rodrigo enfatiza que tem uma admiração muito grande pelo programa. “Completo 30 anos de Mocotó e participei do programa cinco vezes. Muita gente chega no restaurante e diz ‘olha o Rodrigo do MasterChef’. É para você ver a importância desse programa para quem gosta de comida.”
Rodrigo diz que ainda está tentando assimilar o que significa estar nesse quadro fixo de jurados. Além da responsabilidade de representar sua própria história, de sua família e do Mocotó, o cozinheiro vislumbra algo maior. “Me sinto na responsabilidade de representar os nordestinos e a quebrada, de honrar as minhas origens nordestina e periférica. De alguma forma, quero dar luz à cultura nordestina pela qual a gente luta há tantos anos e às comunidades da periferia, que são sempre espectadoras. É a oportunidade de assumir o protagonismo.”
Essa não é a primeira mudança no time de jurados do MasterChef Brasil. A primeira delas foi de Paola Carosella. Depois de muita especulação, o nome de Helena Rizzo foi anunciado em março de 2021. E deu certo. Com mudanças e tudo, a nova temporada está prometida para maio e estão previstos 20 episódios. As gravações começam na segunda quinzena de março, nos estúdios da Vera Cruz, em São Bernardo do Campo.
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br
Caderno de receitas: + Fettuccine alfredo como se faz em Roma