Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Donos do Moma – Modern Mamma Osteria vão abrir bar italiano

Paulo Barros e Salvatore Loi se preparam para montar o Ella | Fitz na Rua dos Pinheiros

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 jan 2022, 15h24 - Publicado em 5 jan 2022, 21h44

A dupla Paulo Barros e Salvatore Loi, do Moma – Modern Mamma Osteria, não para. Eles têm novidade na manga. Desta vez, os chefs e seus sócios estão montando um bar italiano cujo nome está longe de revelar o menu. É o Ella | Fitz, uma homenagem à cantora Ella Fitzgerald (1917-1996), uma das maiores lendas do jazz.

“No nosso imaginário, esse restaurante nasceu no SoHo (bairro de Nova York)”, diz Barros ao revelar a inspiração para o bar que, por ato falho, chama de restaurante. Além de um novo modelo de negócio, o cozinheiro anuncia uma das características do empreendimento: “Teremos um trio de jazz tocando alguns dias da semana”.

Embora o Ella | Fitz já tenha ponto definido — no número 332 da agitada Rua dos Pinheiros, onde antes funcionava o self-service Kilter’s —, ainda demora a ficar pronto. “Vamos começar a obra em março. Se não tiver intercorrências, se correr tudo bem, em quatro meses abrimos”, acredita Barros.

Dois homens possm para a foto em frente a sofa
A dupla Loi e Barros: nova parceria (Ligia Skowronski/Veja SP)

Ajustado aos tempos de pandemia, o salão terá 9 metros de pé-direito e uma atração especial: uma obra do grafiteiro nova-iorquino Buff Monster no bar. Em destaque.

Sobre o menu, o cozinheiro fez mistério num primeiro momento. “Ainda não fizemos. A proposta é um cardápio pequeno e simples, que vai ser mudado semanalmente ou quinzenalmente. Será baseado em massas frescas e antepastos, servidos em porções menores. A ideia é não ser um serviço linear, ou seja , os clientes vão pedir vários pratos para poder provar de tudo um pouco”, ele adianta o conceito. O mesmo sistema se repetirá para os vinhos, que devem ser oferecidos em jarretas de 250 e 500 mililitros

Continua após a publicidade

.“Surfando um pouco na onda do farm to table até onde conseguirmos, vamos desenvolver produtores que tenham produtos mais frescos e sair um pouco das grandes indústrias. Por alguns produtos orgânicos, mais vegetais e menos carnes entre as receitas com o toque de autoralidade, que o Loi me ajuda com maestria”, explica.

Projeto do ambiente interno do bar Ella Fitz, com bancos em frente a balcão de madeira.
Projeto com obra do grafiteiro Buff Monster (Otavio de Sanctis/Divulgação)

Não demorou muito para que Barros enviasse uma mensagem com uma seleção de massas que deve servir: rigatoni frito na manteiga de tomilho com ragu genovês, tortelli recheado de camarão cru em pedaços e hortelã ao molho de gengibre, ravióli recheado de ervas e ricota ao molho de prosecco, massa recheada com batata e queijo fontina à bolonhesa, lasanha dourada de ricota e shiitake, ravióli aberto com purê de ervilhas, aspargo e queijo de cabra, casoncelli de beterraba e queijo na manteiga de castanhas… Prevê ainda peixe grelhado no carvão com limão-siciliano e legumes, além de vários tipos de sottolio, as conservas em azeite.

Exultante com o novo projeto, Barros comemora as conquistas em cinco anos de Moma. “Mesmo com a pandemia, serão quatro restaurantes literalmente construídos: o Moma e a filial de Pinheiros, o Moma Mia e o Ella | Fitz, em 2022.”

Ella | Fitz
Rua dos Pinheiros, 332, Pinheiros.

Continua após a publicidade

Assine a Vejinha a partir de 12,90 mensais

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato

Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.