Donos do Moma – Modern Mamma Osteria vão abrir bar italiano
Paulo Barros e Salvatore Loi se preparam para montar o Ella | Fitz na Rua dos Pinheiros
A dupla Paulo Barros e Salvatore Loi, do Moma – Modern Mamma Osteria, não para. Eles têm novidade na manga. Desta vez, os chefs e seus sócios estão montando um bar italiano cujo nome está longe de revelar o menu. É o Ella | Fitz, uma homenagem à cantora Ella Fitzgerald (1917-1996), uma das maiores lendas do jazz.
“No nosso imaginário, esse restaurante nasceu no SoHo (bairro de Nova York)”, diz Barros ao revelar a inspiração para o bar que, por ato falho, chama de restaurante. Além de um novo modelo de negócio, o cozinheiro anuncia uma das características do empreendimento: “Teremos um trio de jazz tocando alguns dias da semana”.
Embora o Ella | Fitz já tenha ponto definido — no número 332 da agitada Rua dos Pinheiros, onde antes funcionava o self-service Kilter’s —, ainda demora a ficar pronto. “Vamos começar a obra em março. Se não tiver intercorrências, se correr tudo bem, em quatro meses abrimos”, acredita Barros.
Ajustado aos tempos de pandemia, o salão terá 9 metros de pé-direito e uma atração especial: uma obra do grafiteiro nova-iorquino Buff Monster no bar. Em destaque.
Sobre o menu, o cozinheiro fez mistério num primeiro momento. “Ainda não fizemos. A proposta é um cardápio pequeno e simples, que vai ser mudado semanalmente ou quinzenalmente. Será baseado em massas frescas e antepastos, servidos em porções menores. A ideia é não ser um serviço linear, ou seja , os clientes vão pedir vários pratos para poder provar de tudo um pouco”, ele adianta o conceito. O mesmo sistema se repetirá para os vinhos, que devem ser oferecidos em jarretas de 250 e 500 mililitros
.“Surfando um pouco na onda do farm to table até onde conseguirmos, vamos desenvolver produtores que tenham produtos mais frescos e sair um pouco das grandes indústrias. Por alguns produtos orgânicos, mais vegetais e menos carnes entre as receitas com o toque de autoralidade, que o Loi me ajuda com maestria”, explica.
Não demorou muito para que Barros enviasse uma mensagem com uma seleção de massas que deve servir: rigatoni frito na manteiga de tomilho com ragu genovês, tortelli recheado de camarão cru em pedaços e hortelã ao molho de gengibre, ravióli recheado de ervas e ricota ao molho de prosecco, massa recheada com batata e queijo fontina à bolonhesa, lasanha dourada de ricota e shiitake, ravióli aberto com purê de ervilhas, aspargo e queijo de cabra, casoncelli de beterraba e queijo na manteiga de castanhas… Prevê ainda peixe grelhado no carvão com limão-siciliano e legumes, além de vários tipos de sottolio, as conservas em azeite.
Exultante com o novo projeto, Barros comemora as conquistas em cinco anos de Moma. “Mesmo com a pandemia, serão quatro restaurantes literalmente construídos: o Moma e a filial de Pinheiros, o Moma Mia e o Ella | Fitz, em 2022.”
Ella | Fitz
Rua dos Pinheiros, 332, Pinheiros.
+ Assine a Vejinha a partir de 12,90 mensais
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br
Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma