Os detalhes sobre a versão para confeiteiros profissionais do ‘MasterChef’
A nova temporada do reality estreia na terça (19), com a presença de um novo jurado, o especialista em sobremesas Diego Lozano
Além de completar dez anos com uma edição especial para amadores em 2024, o reality MasterChef Brasil encerra o ano com mais uma novidade: uma versão inédita para doceiros profissionais. O primeiro episódio do MasterChef Confeitaria vai ao ar na terça (19), às 22h30, na tela da Band, e nasce com a promessa de dar grande visibilidade ao segmento do açúcar.
Ao trio Érick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça vem se somar um novo jurado nesta temporada. Um fenômeno nas redes sociais, o especialista em doces Diego Lozano, chef-proprietário do Levena, em Pinheiros, e de uma escola de confeitaria com seu nome, se junta aos avaliadores e faz a sua estreia na TV aberta. “Recebi o convite com grande alegria. Mas confesso que fiquei um pouco tenso pelo peso do desafio”, garante.
A franquia brasileira do show de talentos é a segunda no mundo a lançar a versão de confeitaria, logo depois da Austrália. Ao todo, serão dez episódios, levados ao ar sempre às terças e quintas. Estarão em cena doze profissionais na disputa pelo troféu.
A diretora do programa, Marisa Mestiço, explica que o planejamento e a estruturação dessa temporada duraram cerca de um ano e meio. “Para nós, não existia diferença da versão com pratos salgados e doces. Mas acabamos descobrindo um mundo muito mais preciso e complexo”, garante. “Em cena, temos profissionais com muita vontade de mostrar o seu protagonismo.”
Outra enorme diferença foi o tempo para gravação das provas. Ela diz que eram necessárias três horas, em média, para gravar uma prova de confeitaria, o dobro do tempo usado no registro das provas da versão tradicional do reality.
Nesta primeira temporada de MasterChef Confeitaria, entre os convidados externos a julgar os competidores estão o editor-executivo e crítico de restaurantes da Vejinha, Arnaldo Lorençato, a confeiteira Saiko Izawa, do Rosewood São Paulo, e o professor de confeitaria Flavio Federico.
O programa marca ainda a despedida de Ana Paula Padrão, apresentadora desde o episódio número 1, em 2004. Muito se especula sobre quem vai ocupar o posto vago. “O público só conhece o MasterChef com a Ana. A gente ainda não abriu uma conversa para falar oficialmente se vamos só com os três jurados, que é o natural do formato em outros países, ou se vamos trazer uma pessoa para fazer essa interlocução com os participantes”, revela Marisa.
Confira quem são os participantes da temporada:
1. Walkyria Fagundes, paulistana à frente do AE! Café & Cozinha
2. Cesar Yukio, paulistano no comando da Hanami Confeitaria
3. Maria Eugênia, mineira dona do bistrô Somos Atelier de Cozinha, em Poços de Caldas
4. Digo, paulistano dono do primeiro restaurante só de sobremesas no país, o ARA
5. Luísa Jungblut, gaúcha radicada no Rio de Janeiro, onde tem a própria chocolateria
6. Patrick Cavegn, carioca da equipe da Oui Oui, em Niterói
7. Sá Marina, soteropolitana dona da Sá Marina Pâtisserie Tupiniquim, em Belo Horizonte
8. Matheus Rosa, fluminense dono da futura Matheus Rosa Confeitaria Brasileira, no Rio
9. Well, cearense consultor de restaurantes
10. Juliete Soulé, paulistana proprietária da Juliete Soulé Pâtisserie
11. Kim, paulistana dona da confeitaria By Kim
12. Ale Sotero, paulistano e chef de confeitaria do Grupo Mocotó
Publicado em VEJA São Paulo de 15 de novembro de 2024, edição nº 2919.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android