Continua após publicidade

25 motivos para amar o Paraíso

O bairro é bem localizado e mescla tranquilidade e boa oferta de atrações e estabelecimentos

Por Carolina Giovanelli
Atualizado em 1 jun 2017, 16h21 - Publicado em 27 jan 2016, 17h13
Catedral Metropolitana Ortodoxa
Catedral Metropolitana Ortodoxa (Douglas Nascimento/)
Continua após publicidade

O nome do bairro já diz tudo. Fundado em 1897, o Paraíso oferece tranquilidade com ruas arborizadas e proximidade ao Parque do Ibirapuera. Mas também espere encontrar a agitação de restaurantes e atrações bacanas em seus arredores, que incluem parte da Avenida Paulista. Confira 25 motivos para amar o pedaço:

+ Quinze motivos para amar São Paulo

1. A região abriga diversos hospitais de ponta, como Hospital do Coração, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Beneficência Portuguesa. Com isso, vários hoteis também se instalaram nas imediações para atender a demanda principalmente dos que vêm de fora da cidade para se tratar aqui.

2. A imponente Catedral Metropolitana Ortodoxa chama a atenção na paisagem. Exemplo da arquitetura bizantina, começou a ser construída nos anos 40, traz interior revestido em mármore e foi inspirada na Basílica de Santa Sofia, em Instambul.

Frutos do mar ao molho picante, do Rong He
Frutos do mar ao molho picante, do Rong He ()

3. Um dos melhores restaurantes chineses da cidade, o Rong-He instalou uma de suas três unidades no bairro. Além dos preços amigos, o grande chamariz dali é o macarrão, preparado manualmente pelos funcionários na forma de fios finos e longos. 

4. A estação do metrô que leva o nome do bairro atende as linhas 1-Azul e 2-Verde. Conta com diversas lojinhas e bicicletário, além de já ter recebido exposições e shows, a exemplo de uma apresentação da cantora americana Cat Power.

Continua após a publicidade

Bauru Ponto Chic
Bauru Ponto Chic ()

5. Falando em transporte, o bairro é muito bem servido neste quesito. Além do metrô, há ciclovias, táxis e muitas linhas de ônibus que servem a região.

6. Em frente à Praça Oswaldo Cruz, há uma disputada filial da lanchonete Ponto Chic. Trata-se do inventora do legítimo bauru. A receita original leva apenas uma mistura de queijos prato, gouda, suíço e estepe derretidos, mais rosbife, tomate e pepino em conserva no pão francês sem miolo.

7. Você pode amá-lo ou odiá-lo, mas o prefeito Fernando Haddad mora por ali, na Rua Afonso de Freitas. Ou seja, o bairro é escolhido por personalidades para fixarem moradia. A escritora Zélia Gattai (1916-2008) também passou a infância e adolescência no distrito.

Alaska - Sorvete Gigante
Alaska – Sorvete Gigante ()

Continua após a publicidade

8. No Paraíso, fica uma das sorveterias mais antigas da cidade, a Alaska. Aberta em 1910, foi ponto de encontro para diversas gerações de paulistanos. Amplo e de decoração simples, o salão dá a sensação de que o negócio parou no tempo. As cubas metálicas guardam opções de massa firme e compacta. Arrisque-se nas sobremesas grandalhonas, clássicos do lugar.

9. Um pedacinho da Índia aparece no restaurante Tandoor. O negócio, fundado pelo casal Mansha e Lakhi Daswani, ambos nascidos em Mumbai, exibe decoração e culinária típica.

+ 25 motivos para amar Santa Cecília

10. Grafites caprichados enfeitam muros da área. Um dos principais desenhos é o de Oscar Niemeyer, pintado em 2013 pelo artista Eduardo Kobra, em um prédio da Praça Oswaldo Cruz.

Ciao! Vino & Birra
Ciao! Vino & Birra ()

Continua após a publicidade

11. Dá para acompanhar o movimento das ruas na agradável varandinha do bar Ciao! Vino & Birra. Trata-se de um pequeno e bom lugar à moda italiana para beber e petiscar. E o melhor: a água filtrada não custa nada e vem em saudosas garrafas de groselha.

12. Inaugurado em 1982 nos arredores do bairro, o Centro Cultural São Paulo está cheio de atrações gratuitas ou com preços camaradas, entre peças de teatro, shows, espetáculos de dança… Sua biblioteca, gibiteca e discoteca agradam ao público. Os corredores também costumam encher de gente treinando passos de dança ou jogando xadrez. Não deixe de visitar o jardim suspenso para tomar sol ou fazer um piquenique.

13. O bairro teve imigração predominante de sírios e libaneses, o que se reflete em suas opções gastronômicas. O Halim e o Jaber aparecem entre as alternativas com comidas típicas.

Comer e Beber 2013 - árabes - Tenda do Nilo
Comer e Beber 2013 – árabes – Tenda do Nilo ()

14. Com o mesmo tipo de gastronomia, encontra-se no pedaço o Tenda do Nilo. O pequeno restaurante já ganhou como melhor árabe da capital no especial VEJA COMER & BEBER e também na categoria bom e barato. Hoje, os preços não são assim tão em conta, mas o cardápio ainda atrai muita gente para lá.

Continua após a publicidade

15. Fundado em 1989, o Shopping Pátio Paulista conta com boa oferta de lojas e restaurantes. O imóvel histórico antes abrigava a loja de departamento Sears. Prevê-se uma expansão, que deve dobrar o espaço do centro de compras, para breve.

+ 25 motivos para amar a Sé

16. Está quente lá fora e você quer tomar um açaí? O Posto do Açaí, na Rua Vergueiro, oferece o creme na tigela com opções de outras frutas como acompanhamento. Em banquinhos altos, dá para ver o movimento da rua e bater um papo com os amigos. 

17. Conhecido como “Pai Henrique do PC“, o técnico em informática Henrique Tyszler possui escritório no Paraíso. Ele chega a se vestir a caráter às vezes. Em um folheto que se espalhou pela internet, ele promete exorcizar “PC formatado por sobrinho”, trazer “Windows de volta em três dias” e retirar “vírus, malware e mau olhado” das máquinas.

Caffè Ristoro Casa das Rosas
Caffè Ristoro Casa das Rosas ()

Continua após a publicidade

18. Projetado pelo escritório de Ramos de Azevedo, o casarão do número 37 da Avenida Paulista terminou de ser construído em 1935. Desde 1991, abriga o centro cultural Casa das Rosas. Dê uma passada por lá para ver sua bela arquitetura e o agradável jardim, além de tomar um café.

19. Próximo à Casa das Rosas, encontra-se o Itaú Cultural, nos arredores do bairro. Seu moderno prédio recebe peças de teatro, exposições e shows gratuitos.

20. Das ruas do Paraíso, é facinho chegar caminhando ao Parque Ibirapuera e aproveitar sua gigante área verde de mais de 158 hectares.

Ginásio do Ibirapuera
Ginásio do Ibirapuera ()

21. Ali perto, aparece o Ginásio do Ibirapuera, que já recebeu grandes partidas de vôlei e tênis, além de shows de personalidades como Roberto Carlos e André Rieu.

22. Na Rua Tutoia, o restaurante Sushi Kiyo configura território do experiente sushiman Kiyomi Watanabe, que diz ser precursor na arte de servir combinados na cidade. Os peixes chegam frescos à mesa e o espaço exibe decoração de inspiração oriental.

23. O bairro proporciona a visão de uma espécie de castelo medieval. Em uma das esquinas da Rua Apeninos, o Paradiso Bar e Cucina conta com um imóvel com torres cobertas por 52 toneladas de pedra e madeira. Os salões ostentam escudos e armaduras.

Sushi Kiyo
Sushi Kiyo ()

24. Nos últimos tempos, a Praça Oswaldo Cruz, antes ponto de adolescentes e skatistas, anda recebendo uma feirinha de food trucks. Na Benê Food des Arts, há comidinhas para diversos gostos, de hambúrgueres a waffles recheados.

25. O Paraíso mistura na medida agitação e tranquilidade. Andar por suas ruas arborizadas é um prazer. Mas há também diversos restaurantes e atrações bacanas na região. O nome do bairro já diz tudo. Em pesquisa do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, o pedaço ganha classificação de “zona de valor B”, como outras áreas nobres, a exemplo de Pinheiros, Cerqueira César e Jardim Paulistano.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.