Menu saudável para se recuperar dos excessos do Carnaval
Saiba como montar o cardápio perfeito e ajudar seu corpo a repor as energias gastas nos quatro dias de folia
Minimizar os danos causados ao corpo depois de abusar na balada requer alguns cuidados. Segundo a nutricionista-chefe do Hospital das Clínicas, Sonia Trecco, o primeiro e mais importante passo para quem extrapolou no Carnaval é tratar da hidratação. “Durante a folia, é comum as pessoas consumirem bebidas alcoólicas em excesso e deixar a água de lado. Na volta à rotina, o ideal é dar preferência a sucos naturais”, explica. Para Ana Paula Barrére, nutricionista do Hospital Albert Einstein, água de coco e sucos batidos com verduras também são boas pedidas.
Na hora das refeições, a dica é optar por pratos leves e comer pequenas quantidades, mais vezes ao dia. “Por causa da alimentação desregrada durante o Carnaval, a pessoa acumula muitas toxinas e gordura ruim. Para desintoxicar de verdade, essa dieta deve ser mantida por pelo menos três dias”, completa Sonia.
Como montar o cardápio ideal:
CAFÉ DA MANHÃ
– Leite desnatado ou semi-desnatado, iogurte ou queijo
– Carboidrato (pão integral e cereais)
– Uma fruta
DEPOIS DE TRÊS HORAS
– Uma fruta ou suco de fruta
ALMOÇO
– Proteína (carne ou peixe ensopado, assado ou grelhado)
– Um prato bem generoso de salada de folhas verdes
– Uma fruta
DEPOIS DE TRÊS HORAS
– Iogurte natural batido com fruta
JANTAR
– Grelhado ou carne com molho
– Salada
– Arroz
– Legumes cozidos
Para quem não tem tempo ou talento para cozinhar, veja abaixo do mapa uma lista de restaurantes que servem pratos naturais na cidade: