Roteiro com as decorações de Natal em São Paulo

Fonte Iluminada do Ibirapuera, árvore equivalente à prédio de vinte andares e Papai Noel gigante na Avenida 23 de Maio são destaques na programação

Milhares de pontos de luz colorem as noites de São Paulo e fazem o público andar menos acelerado para ver as decorações do Natal Iluminado 2013, que marca as celebrações de fim de ano na cidade.

+ Confira bons programas para curtir o Natal em SP

+ Como evitar o trânsito das atrações de Natal

– AVENIDA PAULISTA

Um dos principais destinos do público que pretende apreciar as decorações, a badalada Praça de Natal montada na Avenida Paulista, entre as ruas Padre João Manuel e Ministro Rocha Azevedo, foi inaugurada na terça (10).

O projeto tem mais de mil metros quadrados e os visitantes podem ver uma árvore de Natal com dez metros de altura, doze bonecos infláveis de cinco metros cada, um Papai Noel gigante com nove metros e milhares de pisca-piscas coloridos. O evento terá início com uma canção tradicional de Natal, que será remixada com batidas de música eletrônica, seguida de efeitos de iluminação.

Até o dia 25 dezembro, os espetáculos ocorrem a partir das 20h e terão intervalos de quinze minutos. Nos dias ímpares, haverá música remixada e nos dias pares, a canção natalina tradicional deve embalar o público. Desde a montagem de 2012, não é possível subir no palco.

Quem estiver passeando pela região pode ver também as decorações do Conjunto Nacional, aberto até às 22h, e, no fins de semana, conferir a chuva de neve que ocorre na agência do Itaú Personnalité, na esquina da Alameda Ministro Rocha Azevedo com Avenida Paulista, das 18h às 2h.

O Shopping Pátio Paulista é outra atração que vale uma paradinha. O empreendimento trocou a tradicional decoração estática da fachada por apresentações de projeções mapeadas, que apresentam efeito 3D. As imagens podem ser vistas até o dia 25 de dezembro, a cada 20 minutos, das 20h às 21h55.

Outra atração ocorre na ciclofaixa de lazer da região. O trecho será montado exepcionalmente aos sábados (14 e 21) e funciona normalmente nos domingos, tendo durante o fim de semana a visita de um Papai Noel vindo em um trenó Iluminado, puxado por bicicletas. O bom velinho irá circular entre às 22h (de sábado) e 2h (de domingo) e das 10h às 16h, do domingo, o trenó irá percorrer um trajeto entre a Praça do Ciclista e a Praça Oswaldo Cruz. Nos sábados, das 17h às 22h, o Trenó ficará exposto na Praça do Ciclista (Paulista próximo à Consolação).

 

– IBIRAPUERA

Com expectativa de receber 150 mil pessoas até o dia 6 de janeiro, o espetáculo de águas e luzes na  Fonte do Ibirapuera ocorre diariamente em dois horários, às 20h30 e às 21h, com vinte e cinco minutos de duração cada.

A poucos metros do local onde ocorre o show está montada a tradicional Árvore de Natal do Ibirapuera. Com altura equivalente a um prédio de vinte andares, ela é iluminada todos os dias, das 19h às 3h.

As atrações atraem paulistanos e turistas, especialmente nos fins de semana, quando é montado um esquema especial de trânsito na região. (Saiba aqui como evitar os congestionamentos do local).

 

– RUAS DA CIDADE

Durante todo o mês, as árvores das principais vias da cidade estarão iluminadas. Avenidas como a Sumaré, Sena Madureira e Dom Pedro Primeiro ganham um colorido todo especial para a data.

Natal Avenida SumaréNatal Avenida Sumaré

 (/)

Além disso, 32 subprefeituras irão receber uma árvore de Natal de cinco metros de altura e um fim de semana com evento natalino que incluirá a apresentação do Coral da Gente, do Instituto Baccarelli, e a chegada do Papai Noel em cada região. A programação vai até o dia 22 de dezembro.

Neste sábado (14) e domingo (15), o Parque da Independência, no Ipiranga, a Praça Elis Regina, no Butantã, e a Igreja Aparecida de Moema, na Vila Mariana, recebem a visita do bom velhinho, das 14h às 20h. Destaque para a apresentação do grupo Barbatuques, que produz música utilizando apenas o próprio corpo como instrumento, além de outros shows inspirados pela data, no Parque da Independêcia, no sábado, às 14h.

Papai Noel 23 de MaioPapai Noel 23 de Maio

 (/)

A novidade da programação será um Papai Noel gigante colocado na Avenida 23 de Maio, que poderá ser visto a partir do dia 15 de dezembro. O boneco terá oito metros de altura e ficará sobre um ônibus decorado e iluminado, ao lado de oito réplicas de duendes.

No centro, o Edifício Matarazzo, sede da prefeitura, recebeu uma iluminação especial em suas fachadas, composta por 90 refletores de LED e mil lâmpadas, a partir do domingo (1), às 20h, além de uma árvore de Natal na entrada do prédio.

Tour de Natal CentroTour de Natal Centro

 (/)

Outros pontos turísticos tradicionas da região central, como o Mercadão e o Teatro Municipal, ganharam iluminação especial em suas fachadas e todo o entorno. Quem prefere fazer um tour guiado pelas luzes de Natal, pode escolher agências especializadas que fazem passeios a pé ou em ônibus.

 

– SHOPPINGS

Papai Noel - Shopping Center NortePapai Noel – Shopping Center Norte

 (/)

Para as crianças, é possível ver o Papai Noel em vários shoppings da cidade, como o Shopping Bourbon, que dispõe de um roda-roda de xícaras, e o Shopping Higienópolis, que oferece também um passeio de trenzinho.

No Shopping Iguatemi, o universo circense aparece ao som de músicas típicas, com ursos, macacos e palhaços que se misturam aos elementos da data. Ainda nas decorações dos centros de compras é possível visitar o maior Papai Noel do Mundo, com 20 metros de altura, no Shopping Center Norte.

Confira abaixo mais passeios natalinos, dicas para fugir do trânsito nas regiões decoradas e onde comer nessas redondezas:

1/11
CET vai limitar estacionamento e bloquear faixas para priorizar o pedestre. Recomendação é usar metrô e ônibus ( / Como evitar o trânsito das atrações de Natal da Paulista e do Ibirapuera)
3/11
Confira uma lista de restaurantes, cafés, lanchonetes e docerias nos entornos da importante via. Há opções bacanas dos Jardins à Bela Vista ( / Onde comer bem na região da Avenida Paulista)
5/11
Casa Garabed, Mocotó e Esquina Mocotó estão entre os restaurantes, bares, lanchonetes e docerias que preparam boas receitas na região ( / Endereços para comer e beber bem na Zona Norte)
6/11
Com atraso de meia hora, iluminação de atração durou poucos minutos; até 25 de dezembro, haverá apresentações a partir das 20h ( / Inauguração da Praça de Natal da Avenida Paulista frustra público)
7/11
Com projeções animadas nas águas, apresentações ocorrem em dois horários: às 20h30 e às 21h ( / Fonte do Ibirapuera faz show de Natal em homenagem a Dominguinhos)
8/11
Equivalente à altura de um prédio de vinte andares, símbolo natalino recebe iluminação especial com lâmpadas de LED em 2013 ( / Show com fogos de artifício inaugura árvore de Natal do Ibirapuera)
9/11
No Center Norte, por exemplo, os frequentadores poderão conferir o maior bom velhinho do mundo ( / Visite o Papai Noel e as decorações temáticas nos shoppings da cidade)
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s