Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Memória: Francesco Paolo Lo Schiavo (1951-2020), dono da tradicional Di Cunto

Infelizmente, o empresário de 69 anos, à frente da confeitaria na Mooca e de outros negócios na capital, é mais uma vítima da Covid-19

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 jul 2020, 07h18 - Publicado em 15 jul 2020, 19h35

Embora o italiano Francesco Paolo Lo Schiavo tivesse orgulho de seu novo negócio, a confeitaria Di Cunto, na Mooca, foi somente quatro anos atrás que ele adquiriu 70% da casa fundada em 1935 por quatro imigrantes, um deles casado com uma tia do empresário. “Ele queria resgatar as tradições da família”, afirma Marina Lo Schiavo, a filha mais velha e que trabalhava com “seu” Paolo desde os 13 anos. Infelizmente, Lo Schiavo não levará o sonho adiante. Ele é mais uma vítima da Covid-19. Morreu nesta terça, 14 de julho, aos 69 anos.

Nascido em Castellabate, “cidade dos Di Cunto e dos Matarazzo”, como gostava de dizer, migrou para São Paulo em novembro de 1975 com apenas 24 anos. Cursava o quarto ano de engenharia em Nápoles, quando resolveu mudar de vida a convite do irmão Nicola Lo Schiavo, que havia se radicado na cidade.

Lo Schiavo: mais uma vítima do coronavírus (Divulgação/Divulgação)

Foi também na metrópole que conheceu Marlisa Saporito Lo Schiavo, com quem se casou em 1981. Com o apoio da mulher, começou a trabalhar com importação na Zona Cerealista. Em 1988, fundou a Metapunto, que nasceu como um armazém de condimentos como alho, além de castanha e bacalhau, na Rua Professor Eurípedes Simões de Paulo. Migrou depois para a Rua da Cantareira no formato de galpão de importados, em particular vinhos, mas para venda no atacado. “Abriu para o público em 1997, quando sugeri para ele”, lembra Marina. Essa unidade, transformada em um empório fino, foi fechada em setembro de 2019. A Metapunto permanece nas mãos da família, mas com o complemento Così nome, e fica no Campo Belo, onde foi montada três anos atrás.

Com faro para negócios no ramo da alimentação, Lo Schiavo montou em 1999 a Central da Luz, na Rua Paula Sousa esquina com Canteira, para vender insumos e equipamentos usados na produção de sorvete italiano, que teve um boom na cidade naquele momento. Incomodado porque algumas pessoas associavam ao nome “luz” uma loja de material elétrico, três anos trocou para Central do Sabor. E transferiu-se para o número 190 da mesma Paula Sousa onde continua até hoje com um portfólio consideravelmente ampliado com produtos para confeitarias e padarias. O empreendedor chegou até a abrir uma cacharia para prestigiar a bebida nacional na mesma região do centro, mas não vingou.

Continua após a publicidade
Fã de doces italianos: paixão pelos cannoli (Divulgação/Divulgação)

Lo Schiavo vinha de um momento particularmente feliz, em especial com uma homenagem recebida no fim do ano passado, quando recebeu o título de cidadão paulistano na Câmara Municipal.

Na família, não foi só ele que contraiu o novo coronavírus. Já recuperada, sua mulher também foi contaminada assim como o sogro Hugo Saporito, de 96 anos, que permanece internado há um mês no Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

O empresário, que estava se melhorando dos efeitos causados pela Covid-19 depois de 20 dias de internação no Sírio Libanês, os 14 últimos na UTI, morreu em consequência de uma infecção hospitalar. Deixa a viúva, os filhos Marina, Marcella e Hugo, e dois netos filhos. É Marlisa, junto do trio de herdeiros, quem vai tocar os negócios familiares, entre eles a tão acalentada Di Cunto.

Continua após a publicidade

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:

Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.