MasterChef Profissionais 2: prova visual e o banquete do peru

Na semifinal, os competidores serão avaliados pela beleza dos pratos e terão de fazer um prato de banquete natalino muito apreciado nos EUA e no Canadá

A despedida da mascote Raissa deu o que falar no último episódio do MasterChef. Embora ela tenha errado feio na receita de lagosta wellington, os fãs dos programas ficaram inconformados com o resultado. Afinal, para eles, em vez de uma lagosta wellington, Francisco fez um empadão em ramequins. Ao vencer pela qualidade, o competidor deixou as duas queridinhas do público – Raissa e Irina – na berlinda e Raissa foi despachada pelos jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal GastronomiaJamileAdmiral’s Place e Cão Véio).

Nessa noite, o comportamento de Irina também incomodou quem estava do lado de cá da tela. Não estou nesse grupo. Ela criticou muito a simpática Yuku, que mais atrapalhou do que ajudou na primeira prova do programa. A simpática tailandesa só fazia rir e não levava a tarefa a sério. Quando Irina recebeu auxílio de Fernando, ficou bem preocupada com a maneira como o rapaz usava a mandolina para fatiar abobrinha. Técnica zero que poderia levá-lo a tirar um naco do dedo. Cheguei a fazer uma brincadeira no Twitter ao escrever que Fernando só tinha tamanho e nada de técnica, justamente o que faz o charme do programa de amadores. Muitos tuiteiros não entenderam e partiram para crítica do meu comentário. Mas internet é assim.

Prova no estúdio fotográfico: avaliação do visual (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Hoje, a primeira prova tem como cenário um estúdio de fotografia. O trio de fotógrafos formado por Hilton Ribeiro, Miro Azevedo e Paschoal Rodriguez tem uma missão: julgar os pratos dos competidores apenas pelo visual. Ganha o mais bonito, já que é uma avaliação estética. Para que os profissionais dos cliques não se influenciem nem pelo aroma, as receitas serão apresentadas em caixas de acrílico para não se sinta o cheiro.

Em seguida, há uma prova de sabor. Os candidatos são obrigados a repetir a preparação dos pratos, desta vez para sete pessoas: os três fotógrafos que provarão as receitas avaliadas apenas pelo aspecto, os três jurados e Ana Paula. Sim, minha amiga Ana Paula dará pitacos.

Repetição das receitas: além dos jurados, fotógrafos e Ana Paula estão na prova do sabor (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Existe um mecanismo especial de pontuação para saber quem está direto na final. Se coincidirem  o melhor sabor e melhor visual de um mesmo prato, o autor subirá automaticamente para o mezanino. Do contrário, cada um dos vencedores ganha tempo extra na eliminação. São 30 minutos a mais para quem levar o certificado do melhor visual e 15 minutos a mais para aquele que impressionar pelo sabor.

A eliminatória será com prato de banquete no Hemisfério Norte. Cabe aos participantes preparar um turducken – turkey, duck e chicken – um prato de festa nos Estados Unidos e no Canadá, uma versão simplificada de uma receita mais complexa surgida na Grã-Bretanha. Trata-se de um peru recheado de pato e frango. Ainda há a obrigação de elaborar, no mínimo, três acompanhamento e um molho.

Como já aconteceu no episódio passado, Paola vai se emocionar ao ser servida por um dos participantes. A partir daí, abrirá a torneira de lágrimas. Parece uma síndrome da reta final. A jurada esfinge torna-se mais próxima dos finalistas e abre um berreiro. Preparem seus lencinhos.

Conheça os participantes:

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s