Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 27 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações de estabelecimentos. Além das atividades na Vejinha, leciona na Universidade Mackenzie

Cozinha do Lorençato convida Rosa Moraes

"O pior defeito de um aluno é achar que sairá da universidade chef", diz a responsável por implantar o primeiro curso profissional de gastronomia do Brasil

Por Arnaldo Lorençato - Atualizado em 1 Nov 2019, 10h14 - Publicado em 11 Oct 2019, 02h35

Não, a 18ª convidada do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, não é chef nem ficou famosa por dirigir um restaurante. No já longínquo ano de 1999, Rosa Moraes topou o desafio de implantar o primeiro curso superior para formação de cozinheiros profissionais. Foi uma revolução.

Ao longo dessas duas décadas, já se formaram pelo menos 2.000 estudantes nos fogões da pioneira Universidade Anhembi Morumbi, adquirida pela Laureate International em 2005 e da qual Rosa se tornou embaixadora recentemente. Entre os ex-alunos queridinhos de Rosa, cuja formação inicial era biblioteconomia, ela destaca Rodrigo Oliveira, o cozinheiro do brasileiro Mocotó, na Vila Medeiros, e Luiz Filipe Souza, titular do italiano Evvai e ganhador em 2018 do título de chef revelação da edição especial COMER & BEBER.

“A maior função de um chef não é cozinhar, mas administrar o estabelecimento”: assegura a especialista Rosa Moraes Raphael Bertazi/Veja SP

Minha recomendação para quem está pensado em estrear na profissão é ouvir a entrevista com Rosa Moraes. Essencial! Dá ótimos conselhos em meia horinha de conversa e sentencia: “O pior defeito de um aluno é achar que sairá da universidade chef.”

Como uma doce metralhadora, ela desglamouriza a carreia. E lembra: “A maior função de um chef não é cozinhar, mas administrar o estabelecimento.” Coisa que se aprende na escola.

Continua após a publicidade

Sem qualquer sombra de dúvida, ela reconhece que os programas de TV ajudaram a projetar cozinheiros. “Chef virou estrela no bom sentido. Tornou-se um influenciador. Todo mundo quer saber a opinião deles sobre tudo.”

Quer conhecer mais essa profissão de futuro e o futuro da profissão? Dá o play no YouTube, no Spotify, no Deezer ou aqui:

Publicidade