Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Cozinha do Lorençato convida Claude Troisgros

O chef e apresentador fala sobre a 2ª temporada do reality 'Mestres do Sabor' e sobre a previsão de abertura da filial paulistana do restaurante Chez Claude

Por Arnaldo Lorençato - 1 May 2020, 11h55

Chef simpatia e um dos franceses mais cariocas que podem existir no planeta, Claude Troisgros é o meu convidado #47 no Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia. Descendente de uma linhagem de cozinheiros famosos internacionalmente por terem participado da revolução gastronômica da França chamada de nouvelle cuisine – o pai Pierre e o tio Jean –, ele está no Brasil desde 1979, quando veio para o Rio de Janeiro trabalhar na instalação do Le Pré Catelan, de outra lenda culinária de seu país, Gaston Lenôtre. Pouco depois, montava o Roanne, pequeno restaurante do Leblon com o nome de sua cidade natal, no interior da França. E tornou-se um sucesso .

De lá para cá, trabalhou também em Nova York e Miami ao mesmo tempo que construiu um pequeno império de restaurantes no Rio que, hoje, inclui o Olympe, CT Boucherie, CT Brasserie, Le Blond e Chez Claude, cuja primeira filial, montada em São Paulo, está pronta e à espera do fim da pandemia do novo coronavírus para ser inaugurada.

Também se tornou astro dos programas culinários do canal pago GNT, entre eles Menu Confiança e Que Marravilha!. O mais recente deles na TV fechada, a competição culinária entre chefs intitulada The Taste Brasil, foi extinto para lugar ao Mestre do Sabor, grande investida no segmento da Rede Globo.

Conexão São Paulo-Rio com o cozinheiro: prosa divertida Arnaldo Lorençato/Veja SP

Sobre a superprodução que chegou à segunda edição nesta quinta (30 de abril), conta: “O Mestre do Sabor começou depois de um WhatsApp que eu mandei para o Boninho e perguntei: ‘Não está na hora de a TV Globo fazer um programa de culinária mais potente?’”.  E assim, três meses depois, começava a discutir o reality já formatado com um dos diretores da linha de shows mais poderosos da emissora, responsável por sucesso como o BBB. “No Mestre do Sabor, a gente quer valorizar o chef, a técnica culinária, o pequeno produtor e a cozinha brasileira”, destaca.

Continua após a publicidade

Quando perguntado se prefere estar diante das câmeras ou junto do fogão, é enfático na resposta: “É melhor ser chef do que apresentador de TV. No programa, que é de culinária, continuo cozinheiro”. Para ouvir esse papo com o pra lá de bem-humorado e motoqueiro confesso Claude Troisgros, dá o play no YouTube, no Spotify, no Deezer ou aqui:

Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Publicidade