Avatar do usuário logado
Usuário

País ultrapassa 300 000 mortos pela Covid-19

Brasil segue como nação com o maior número de mortes diárias por coronavírus em todo o mundo

Por
24 mar 2021, 17h07 •
Imagem mostra bandeira do Brasil em preto e branco
Bandeira do Brasil (Pixabay/Divulgação)
Continua após publicidade
  • O Brasil atingiu nesta quarta-feira (24) 300 015 mortos pela pandemia da Covid-19. Nas últimas semanas o país vem atingindo sucessivos recordes no número de óbitos diários, chegando a registrar 3 158 vidas perdidas na última terça-feira (24), maior marca desde março de 2020.

    De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, formado por Estadão, Extra, Folha, G1, O Globo e Uol, até as 16h40 desta quarta 1 172 pessoas morreram pela Covid-19. Há cerca de duas semanas consecutivas o Brasil lidera a lista no número de mortes diárias no mundo, segundo a plataforma Our World in Data.

    Em outra ferramenta de copilação de dados sobre o coronavírus, o Worldometers, na terça os Estados Unidos apareceram em segundo lugar, com 965 óbitos em 24 horas, enquanto o Brasil passou dos 3 000.

    MUDANÇA DE REGRA PARA CONTABILIZAÇÃO DE ÓBITOS

    Nesta terça-feira (23), o Ministério da Saúde fez alterações na ficha de cadastro dos pacientes no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), plataforma utilizada para registrar pacientes com Covid-19. Com a mudança, passaram a ser exigidas informações como CPF, número do cartão nacional do SUS (CNS) e a nacionalidade de pacientes, o que dificulta a contabilização de casos e porte por Covid – principalmente pela falta de aviso antes de mudar a regra.

    Também há um campo sobre vacinação contra a Covid-19. Nenhum desses campos existiam na versão anterior da ficha, em utilização desde julho de 2020.O estado de São Paulo registrou, nesta terça, recorde de mortes diárias por Covid-19: foram 1.021 óbitos. Porém, com a mudança no cadastro, o número de mortes por Covid nas últimas 24 horas no estado despencou para 281. A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo enviou ofício nesta quarta (24) ao Ministério questionando a decisão de mudança nos critérios de registro de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave no sistema, o que incluiria os doentes com Covid-19.

    Continua após a publicidade

    VACINAÇÃO

    O governador João Doria (PSDB) anunciou, nesta quarta-feira (24), a antecipação da vacinação de idosos com idades entre 69 e 71 anos para sexta-feira (26). Antes, o início da imunização de pessoas dessa faixa etária estava prevista para sábado (27). Nessa fase, o governo pretende vacinar 910 mil pessoas em todo o estado.

    Na mesma coletiva de imprensa, o tucano divulgou datas para o início da imunização de policiais e professores no estado de São Paulo. A campanha começa no próximo dia 5 de abril com profissionais da segurança pública. No dia 12 de abril, se inicia a primeira etapa de vacinação de profissionais da educação.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês