Continua após publicidade

Bancos de sangue em São Paulo devem durar no máximo uma semana, diz David Uip

Infectologista fez apelo por doações durante coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (17). Saiba mais

Por Guilherme Queiroz
Atualizado em 17 mar 2020, 19h11 - Publicado em 17 mar 2020, 19h10
 (PublicDomainPictures/ Pixabay/Divulgação)
Continua após publicidade

O infectologista David Uip, do Centro de Contingenciamento do Novo Coronavírus, fez um pedido para população durante a coletiva de imprensa sobre o Covid-19 nesta terça-feira (17). Os bancos de sangue que atendem a rede de saúde pública estão com apenas 40% da reserva necessária para o atendimento das unidades do estado.

De acordo com Uip, esse montante deve durar no máximo uma semana. O médico atribuiu a situação a pandemia do coronavírus e, consequentemente, um medo dos paulistas de comparecerem aos hemocentros para efetuarem as doações. Ele afirmou que os bancos são extremamente seguros e constantemente esterilizados, e não representam risco. “A pessoa não vai contrair coronavírus”, disse.

O governo afirma que a deficiência maior é para sangues do tipo O+, O-, A- e B-, que estão em estado de emergência e garantem abastecimento por apenas um dia. Para doar é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 quilos e comparecer aos locais com identidade original.

Recomenda-se que o doador evite alimentos gordurosos 4 horas antes da doação e fique 12 horas sem ingerir bebidas alcoólicas. Os endereços dos hemocentros podem ser consultados no site: https://www.prosangue.sp.gov.br/hemocentros/Default.html. Maiores informações no telefone 4573-7800.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.