Continua após publicidade

Pesquisa: nem sempre ele tem razão

De acordo com os chefs de São Paulo, edinheirados estão entre os melhores tipos de clientes

Por Arnaldo Lorençato
Atualizado em 14 Maio 2024, 12h46 - Publicado em 16 abr 2011, 00h50
clientes capa 2213
clientes capa 2213 (Ilustração/)
Continua após publicidade

Quer tirar um chef do sério? Experimente pedir para trocar o ingrediente de um prato. Quando escuta algo do tipo, o cozinheiro pode até dar um sorriso amarelo e se esmerar numa recusa educada. No fundo, porém, como revela a pesquisa, o pedido é tão ofensivo quanto sugerir a um pintor que mude as cores de uma tela.

+ Veja pesquisa completa

+ Pesquisa: melhores e piores

Continua após a publicidade

+ Dê sua opinião sobre a pesquisa

Os chefs nunca vão confessar em público também quanto abominam algumas atitudes à mesa, como a do sujeito que insiste em cortar o espaguete com a faca. E o que fazer para agradar a esses profissionais, tão sensíveis e vaidosos? Pergunte os detalhes de uma receita. Soa como música aos ouvidos deles.

Continua após a publicidade

A PIOR COISA QUE UM CLIENTE PODE FAZER

1º — Maltratar o chef ou alguém de sua equipe

Continua após a publicidade

2º — Pedir alterações num prato

3º — Dar palpites no menu

QUAIS SÃO OS MELHORES CLIENTES

Continua após a publicidade

1º — Amantes da gastronomia

2º — Corporativos

Continua após a publicidade

3º — Endinheirados

AS PERGUNTAS PREFERIDAS OU O QUE GOSTA DE OUVIR DO CLIENTE

1º — Detalhes sobre a preparação de um prato

2º — Elogio ao trabalho

3º — Pedir uma sugestão do cardápio

+ Pesquisa: lista de compras

+ Pesquisa: longe dos olhos do público

OS DEZ PIORES PECADOS DE UM CLIENTE

1 — Cortar o espaguete com a faca

2 — Pedir para chamar o chef na mesa e fingir que o conhece diante dos amigos

3 — Devolver o prato sem motivo

4 — Pedir bife sola torrado

5 — Perguntar se o peixe está fresco

6 — Montar uma receita nova con itens que não fazem parte do cardápio

7 — Dividir o prato e no fim ainda dizer que estava ruim

8 — Dar carteirada para passar na frente de outros clientes

9 — Fazer comparações com a comida de outros restaurantes diante do chef

10 — Não pagar os 10% dos garçons

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.