UberX pode sair bem mais barato do que táxi comum
Testamos a versão econômica do aplicativo de veículos executivos e a diferença de preço foi bem razoável para um percursos de ida e volta: 26,70 reais contra 31 reais do carro de praça
Enquanto o governo municipal decide se regulamenta ou não o Uber na cidade, depois do veto aprovado pela Câmara dos Vereadores, testamos a categoria econômica do aplicativo, chamada de UberX.
No UberX, a tarifa pode sair mais barata do que a dos táxis comuns. Fizemos o teste nesta sexta-feira (2).
+ Quem é Natalício Bezerra Silva, líder dos taxistas e inimigo do Uber
O percurso foi rápido: entre a Praça Victor Civita e o Shopping Iguatemi, na a Avenida Faria Lima. No UberX, a ida custou 12 reais e a volta ficou em 14,70 reais. O táxi comum foi mais caro nos dois casos: 15 reais e 16 reais, respectivamente.
Importante: isso não significa que o UberX será sempre mais barato. Entenda abaixo como são cobradas as tarifas:
COMO O VALOR É CALCULADO
Os táxis comuns cobram 4,50 reais a bandeira “1”, 2,75 reais o quilômetro rodado e uma quantia equivalente a 55 centavos por minuto parado no trânsito.
O Uber tem lógica um pouco diferente. Na versão executiva ou “black”, com carros pretos bem confortáveis (como Ford Fusion e Toyota Corolla) cobra a bandeirada de 5 reais, mais 2,42 reais por quilômetro rodado e 40 centavos por minuto de corrida (estando o carro parado no trânsito ou em movimento). O UbeX cobra bandeirada de 3 reais, 1,43 reais por quilômetro rodado e 35 centavos o minuto de corrida. A viagem pode ficar mais cara, nas duas versões, graças a uma tarifa chamada de “impulso”, cobrada quando a demanda por motoristas é alta (em um horário de pico, por exemplo).
+ Uber anuncia desconto para periferia de São Paulo
Além disso, vale ficar de olho nos descontos oferecidos por aplicativos de táxi. O 99Taxis, por exemplo, dá 20% de desconto para pagamento em cartão de crédito.
AGILIDADE
Uma repórter solicitou carro do UberX, enquanto a outra chamou um táxi pelo aplicativo 99Taxis. Ambos foram pedidos às 13 horas desta sexta-feira (2) no endereço de origem. O táxi foi localizado em 20 segundos e estimou a chegada em três minutos. Após a confirmação da corrida, o motorista telefonou para avisar que levaria sete minutos a mais para chegar ao endereço solicitado. Na UberX, o motorista aceitou a corrida em 30 segundos após a solicitação e levou sete minutos para chegar.
Vitória do UberX.
+ Saiba quais são as últimas notícias da cidade
CONFORTO
O carro que atendeu pelo 99Taxis na ida foi um modelo Chevrolet Cobalt, com ar condicionado, limpo e organizado. Na volta, o veículo foi um Fiat Idea.
O motorista da UberX tinha um Fiat Siena, com ar condicionado e vidros escuros. A frota dessa categoria precisa estar em boas condições e ter ar condicionado, mas os veículos costumam ser menos luxuosos que o Uber regular. Porém, a volta foi em grande estilo: um Nissan Versa com bancos de couro, balinhas e boa climatização.
Importante: o carro do UberX pode ser solicitado pelo mesmo aplicativo do Uber.
+ Haddad planeja regular Uber em até dez dias
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Pré-Carnaval 2026 em SP: guia com ensaios de blocos e festas em janeiro
IPTU 2026: Prefeitura de SP abre consulta e calendário de pagamento; saiba como garantir desconto





