Continua após publicidade

UberX pode sair bem mais barato do que táxi comum

Testamos a versão econômica do aplicativo de veículos executivos e a diferença de preço foi bem razoável para um percursos de ida e volta: 26,70 reais contra 31 reais do carro de praça

Por Tatiana Izquierdo e Larissa Faria
Atualizado em 1 jun 2017, 16h34 - Publicado em 2 out 2015, 20h33
carrouber-1
carrouber-1 (Tatiana Izquierdo/)
Continua após publicidade

Enquanto o governo municipal decide se regulamenta ou não o Uber na cidade, depois do veto aprovado pela Câmara dos Vereadores, testamos a categoria econômica do aplicativo, chamada de UberX.

No UberX, a tarifa pode sair mais barata do que a dos táxis comuns. Fizemos o teste nesta sexta-feira (2).

+ Quem é Natalício Bezerra Silva, líder dos taxistas e inimigo do Uber

O percurso foi rápido: entre a Praça Victor Civita e o Shopping Iguatemi, na a Avenida Faria Lima. No UberX, a ida custou 12 reais e a volta ficou em 14,70 reais. O táxi comum foi mais caro nos dois casos: 15 reais e 16 reais, respectivamente.

Continua após a publicidade

Importante: isso não significa que o UberX será sempre mais barato. Entenda abaixo como são cobradas as tarifas:

COMO O VALOR É CALCULADO

Os táxis comuns cobram 4,50 reais a bandeira “1”, 2,75 reais o quilômetro rodado e uma quantia equivalente a 55 centavos por minuto parado no trânsito.

Continua após a publicidade

O Uber tem lógica um pouco diferente. Na versão executiva ou “black”, com carros pretos bem confortáveis (como Ford Fusion e Toyota Corolla) cobra a bandeirada de 5 reais, mais 2,42 reais por quilômetro rodado e 40 centavos por minuto de corrida (estando o carro parado no trânsito ou em movimento). O UbeX cobra bandeirada de 3 reais, 1,43 reais por quilômetro rodado e 35 centavos o minuto de corrida. A viagem pode ficar mais cara, nas duas versões, graças a uma tarifa chamada de “impulso”, cobrada quando a demanda por motoristas é alta (em um horário de pico, por exemplo).

+ Uber anuncia desconto para periferia de São Paulo

Além disso, vale ficar de olho nos descontos oferecidos por aplicativos de táxi. O 99Taxis, por exemplo, dá 20% de desconto para pagamento em cartão de crédito.

Continua após a publicidade
carrotaxi1
carrotaxi1 ()

AGILIDADE

Uma repórter solicitou carro do UberX, enquanto a outra chamou um táxi pelo aplicativo 99Taxis. Ambos foram pedidos às 13 horas desta sexta-feira (2) no endereço de origem. O táxi foi localizado em 20 segundos e estimou a chegada em três minutos. Após a confirmação da corrida, o motorista telefonou para avisar que levaria sete minutos a mais para chegar ao endereço solicitado. Na UberX, o motorista aceitou a corrida em 30 segundos após a solicitação e levou sete minutos para chegar.

Continua após a publicidade

Vitória do UberX.

+ Saiba quais são as últimas notícias da cidade

CONFORTO

Continua após a publicidade

O carro que atendeu pelo 99Taxis na ida foi um modelo Chevrolet Cobalt, com ar condicionado, limpo e organizado. Na volta, o veículo foi um Fiat Idea.

carrotaxi2
carrotaxi2 ()

O motorista da UberX tinha um Fiat Siena, com ar condicionado e vidros escuros. A frota dessa categoria precisa estar em boas condições e ter ar condicionado, mas os veículos costumam ser menos luxuosos que o Uber regular. Porém, a volta foi em grande estilo: um Nissan Versa com bancos de couro, balinhas e boa climatização.

Importante: o carro do UberX pode ser solicitado pelo mesmo aplicativo do Uber.

carrouber2
carrouber2 ()

+ Haddad planeja regular Uber em até dez dias

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.