Petiscos picantes destacam-se no cardápio na temporada fria
Para amenizar as baixas temperaturas da estação, selecionamos petiscos apimentados e de sabor marcante para acompanhar cervejas e drinques
A cena é clássica. Nas noites frias, os caldinhos quentes, as doses de cachaça e as taças de vinho estão entre os itens mais pedidos nas mesas de bar. Nesta temporada, os petiscos picantes se somam às opções para elevar a temperatura.
+ Festival traz pratos picantes em 18 restaurantes
A seleção abaixo, contempla desde a clássica linguiça apimentada do Elídio Bar às receitas como a do filé pimenteira, do Pirajá, servido com um potente molho de pimenta. Aventure-se!
All Black: serve porções típicas de pub, na medida para acompanhar um chope gelado. As potato skins (cascas de batata crocantes) vão à mesa temperadas com lemon pepper, ao lado de molho de pimenta doce e sour cream. Outra opção são os nachos servidos com chilli beans e creme azedo.
Astor: seduz a clientela com um ambiente que remete ao clima boêmio dos anos 1950. Para acompanhar o chope, vá de almôndegas picantes cozidas no chope e servidas em rico molho rôti.
bar.: na cozinha, o chef Marcos Lee prepara sugestões criativas e de pegada contemporânea. Há entre as sugestões a lichia recheada de cream cheese e wasabi, de ardor moderado.
Bar Brahma Centro: tem forte vocação musical e apresentações regulares de “dinossauros” como Cauby Peixoto e Originais do Samba. Se entre um chope (Brahma) e outro a fome apertar, prove o bolinho de picanha com mostarda e pimenta.
Caro Amigo Chopp Bar: servido com vinagrete de alcaparra e pimenta dedo-de-moça, o joelho de porco à pururuca destaca-se pelo tempero marcante. Ecos dos anos 1950 aparecem nos azulejos e pastilhas das paredes e no painel assinado pelo artista plástico Eduardo Kobra, uma recriação do Largo São Bento.
Cervejaria Nacional: uma das atrações do variado cardápio, o pão caseiro de cevada é preparado com o bagaço do malte, que sobra da produção da bebida. De boa textura, vem acompanhado de molho de pimenta-verde e manteiga incrementada por redução de cerveja. Outra alternativa são as batatas fritas picantes.
Charles Edward: para petiscar, invista no filé em tiras ao molho de pimenta-verde. Hits disparados por bandas de pop rock formam a atmosfera do lugar, um longevo centro de azaração para quem já passou dos 40.
Desembargador: na companhia de petiscos como o bolinho de picanha picante, bebe-se ali um chope (Brahma) tirado nos conformes e caipirinhas em copo alto, entre elas a de tangerina e gengibre.
Dezoito Bar: o bolinho de risoto vai à mesa ao lado de geleia de pimenta. Para beber, a barwoman Gracy Kelly Spano assina e prepara os drinques da enxuta carta, a exemplo do dezoito summer, refrescante mistura de vodca Absolut, xaropes de erva-cidreira e gengibre, sucos de limão-taiti e limão-siciliano, gelo picado e club soda.
Donostia: segue o estilo de uma taberna basca. Como manda a tradição nesse tipo de lugar, os pinchos (tira-gostos espetados no palito) ficam prontos sobre o balcão. Entre as rotativas opções aparece a casquinha de mexilhão levemente picante. As batatas bravas são servidas com molho ardidinho e maionese de alho.
Elídio Bar: oferecer um dos mais fartos balcões de acepipes da cidade. No cardápio, figura ainda a calabresa picante, apelidada de baianinha.
Eu Tu Eles: para acomapanhar porções como a de calabres picante acebolada, o cardápio traz uma seleção de caipirinhas, como a de caju com limão. Aos domingos, uma banda de rock anima a casa.
Exquisito!: a cozinha aposta em petiscos latino-americanos. As chamadas fajitas del fuego consistem finos pedaços de filé-mignon misturados com pimentão, tomate, pimenta jalapeño e coentro. Chega na comapanhia de molho picante e guacamole.
Hooters: serve calóricos pratos americanos, tem ambiente barulhento e cheio de TVs ligadas em esporte e, sua marca registrada, atendimento feito por garotas de shortinho laranja e blusa decotada. Da seleção de petiscos picantes, as chicken wings consistem em asinhas de frango crocantes podem vir acompanhadas de molho apimentado.
Jacaré Grill: a calabresa dinamite é temparada com alho, sal, pimenta calabresa e erva doce e vai à mesa na companhia de molho picante de maracujá.
Jordão Bar: para acompanhar o chope (Brahma), tirado na caneca, na tulipa ou na caldeireta, a casa serve tira-gostos marcantes, como a frigideira de polvo cozido e grelhado com azeite, salsinha, sal grosso, batata e páprica picante.
Kia Ora: picantes na medida para escoltar as bebidas, as tiras de frango empanadas vêm acompanhadas ainda de molho de pimenta doce e sour cream. A decoração traz referências à Austrália e à Nova Zelândia.
Paribar: seja no charmoso salão interno de estilo anos 50 ou na varanda, prove um dos petiscos listados no cardápio, entre eles a porção de calabresa picante.
Pirajá: bem picante, o filé pimenteira traz uma posta de 270 gramas ao molho de pimenta. O cremoso chope Brahma acompanha.
Taberna 474: o salmão marinado com azeite, limão, gengibre e pimenta dedo-de-moça é uma das pedidas para esquentar. A oferta de bebidas contempla cervejas nacionais e importadas, drinques e 120 rótulos de vinho.
Venga!: no cardápio deste bar de origem carioca figuram tentadoras tapas, entre elas o bolinho de batata recheado com filé-mignon picante, batizado de bomba, e o polvo à galega, com leve ardor reforçado pela páprica picante.
Veríssimo: desde o ano passado, o cardápio tem uma pegada espanhola. A principal novidade é um balcão de tapas e pinchos, vendidos por unidade. Entre eles, o polvo à galega temperado com páprica picante.