Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

SOS para situações extremas

Isabella Ianelli e Nathália Roberto, do O Curso das Emoções, compartilham como encontrar caminhos emocionais que vão além do desespero e da negação

Por Helena Galante Atualizado em 23 mar 2020, 00h54 - Publicado em 23 mar 2020, 00h25

Como lidar com as nossas emoções? A pergunta, que cabe perfeitamente diante da pandemia do novo coronavírus, estava já há muito tempo na cabeça de Isabella Ianelli e Nathália Roberto, criadoras do O Curso das Emoções e do O Podcast das Emoções. Convidadas do episódio #41 do podcast Jornada da Calma, elas conversam com Helena Galante sobre como encontrar caminhos emocionais que vão além do desespero e da negação. “Como a gente consegue minimamente cuidar do nosso mundo interno? A gente não vai ser de ajuda para ninguém se tiver desesperado”, afirma Nathália. “Compartilhamos dicas de uma espécie de SOS do nosso curso. A primeira é ligar para um amigo e procurar ajuda. Na verdade, procurar estar em rede. A nossa conexão humana é forte, ninguém quer fazer mal para o outro”, completa Isabella.

Num momento delicado de incertezas, elas nos lembram da raridade que é a vida humana. “Isso parece tão bobo quando estamos na nossa vida, pegando trânsito na Marginal para ir ao trabalho. Mas numa situação dessa, com quem queremos estar?”, lembra Isabella. Professoras certificadas pelo programa Cultivating Emotional Balance, desenvolvido a pedido do Dalai Lama pelo psicólogo Paul Ekman e Alan Wallace, meditador de longa data, elas sugerem “mudar de paisagem” quando a angústia se intensificar. Como fazer isso sem sair de casa? “Somos muito bons de recursos externos. Há recursos internos para dar uma respiradinha sem sair de casa.” Pode ser ler um livro, escrever um texto, ou dar o play num podcast: uma lista de inspirações está aqui. 

Publicidade