Continua após publicidade

Hit gastronômico da internet, o cruffin chega a São Paulo

Mistura de croissant e muffin, o quitute que fez muito sucesso em uma padaria de São Francisco, nos EUA, se espalhou pelo mundo

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 09h11 - Publicado em 30 jan 2019, 13h04

Filhote do croissant e do muffin, o cruffin é um híbrido de sucesso. No formato de um bolinho feito com massa folhada, o quitute conquistou fãs pelo planeta. A pedida, que pode ser recheada de ingredientes como maçã, chocolate e mel, entre outros, ficou famosa em 2015 na Mr. Holmes Bakery, de São Francisco, nos Estados Unidos. A publicação das imagens nas mídias sociais foi fundamental para o boom, que fez filas se formarem em frente ao endereço. O sucesso foi tanto que a receita chegou a ser roubada durante uma madrugada!

Aqui em São Paulo, o cruffin demorou… Mas chegou. Todos sábados e domingos, pode ser encontrada no badalado Futuro Refeitório, em Pinheiros. As fornadas saem por volta das 10h, 10h30…

A padeira Hanny Guimarães: no Futuro: produção apenas aos fins de semana (Leo Martins/Veja SP)

É melhor ficar atento, pois são produzidas apenas dezesseis unidades por dia. “Os cruffins vão para a vitrine e ficam lá, no máximo, uma horinha”, conta a padeira Hanny Guimarães. “A ideia é que o público os consuma bem fresquinhos, e quem chega primeiro acaba levando”, diz.

Raramente os recheios e coberturas na massa folhada se repetem por lá. Já pintaram sabores como caramelo salgado, creme de chocolate com cereja, limão com suspiro, romeu e julieta… A unidade custa 16 reais.

Continua após a publicidade
A versão do Empório Santa Maria é recheada de creme de limão (Rogerio Voltan/Veja SP)

“Não é difícil fazer cruffin. Se você já prepara massa folhada e croissant, você faz crufifn. É só o formato que muda”, acredita a padeira. Desde setembro passado, o Empório Santa Maria, no Itaim Bibi, também serve a pedida (69,90 reais o quilo). Saborosa, é recheada de creme de limão e salpicada de raspas do fruto. É difícil comer e deixar as mãos limpas.

No Santa Maria, o cruffin é encontrado diariamente, em duas fornadas. Corra enquanto a fama não chega.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.