Clique e assine por apenas 5,90/mês

Oscar Bosch, do Tanit, é o chef do ano

Sócio do minúsculo Tanit, o cozinheiro catalão elabora receitas espanholas com um toque autoral que o colocam entre os melhores profissionais da cidade

Por Arnaldo Lorençato - Atualizado em 11 out 2017, 14h35 - Publicado em 25 set 2017, 19h45

O chef do ano de VEJA COMER & BEBER, Oscar Bosch, nasceu em 1982 na pequena cidade de Cambrils, na região costeira da Catalunha, onde seu pai mantém o Can Bosch, restaurante com uma estrela Michelin há quase três décadas.

Embora a paixão pela cozinha fosse grande, o negócio familiar era pequeno para Oscar. Aos 19 anos, ele pôs o pé na estrada. O apetite para ganhar mais quilometragem na cozinha levou-o à Inglaterra, à Itália e à Bélgica. Passou ainda dois anos no premiado El Celler de Can Roca, em Girona, na Espanha.

São Paulo se tornou seu porto seguro em 2010, quando se casou com a confeiteira paulistana Anna Beatriz Dias Bosch — eles se conheceram como alunos de uma escola de idiomas na cidade suíça de Lausanne.

Mesmo que todos os pratos do chef sejam ótimos, inclusive aqueles com carne de porco, os pescados brilham ainda mais no cardápio do Tanit, montado em 2016 em sociedade com três amigos. Sua receita de polvo grelhado, por exemplo, é formidável em textura e frescor.

“Recebo a matéria- prima diretamente do Guarujá”, conta. “Mas sinto falta justamente da variedade dos frutos do mar da Espanha.” Quando não está no fogão, o workaholic assumido dá uma escapada para o Litoral

Norte, onde o sogro tem uma casa. É dessa região e de outras partes da costa brasileira que vêm peixões frescos como a pescada-amarela de 8 quilos da foto, com a qual prepara uma versão grelhada ao molho romesco (azeite, pão, avelã, páprica, alho e vinagre de jerez), com alho-poró na manteiga, emulsão de azeite e crumble de parmesão, servida no restaurante.

Continua após a publicidade
Publicidade