Pequenas cervejarias adicionam frutas à bebida

Com a proliferação das casas, profissionais do ramo esbanjam criatividade ao elaborar produtos com itens colhidos no pomar

Água, malte e lúpulo. E também manga, caju, maracujá, amora, mirtilo… Com o boom das cervejarias artesanais no último ano, a cidade virou território livre para a criatividade dos profissionais desse ramo. Mais que a produção de variados estilos, como a amarga IPA ou a azedinha sour, chama atenção a adição de frutas à fórmula.

“A sazonalidade do ingrediente permite que a gente explore novas receitas”, diz Daniel Bekeierman, que, ao lado de Beto Tempel, comanda a Trilha, pequena fábrica aberta em agosto em Perdizes que já se tornou uma expoente dessa onda.

Quase metade das doze bebidas elaboradas e vendidas ali leva frutas frescas na composição, caso da Mamangava, wild sour com maracujá, bem ácida, e, mais recentemente, de uma APA de abacaxi (22 reais cada uma).

Véia Lática, produzida pela Avós: ingredientes frescos

Véia Lática, produzida pela Avós: ingredientes frescos (Divulgação/Veja SP)

Outra empresa da capital, a Avós escolheu fixar-se na Vila Ipojuca, na Zona Oeste. Do seu portfólio saem pedidas como a Véia Lática (16 reais), uma sour lager com adição de amora e mirtilo, feita em colaboração com a cervejaria Synergy. Na Dogma, baseada no centro, as vinte torneiras são ocupadas, em parte, por lupuladas produzidas lá mesmo, entre elas a Branca de Brett (36 reais), acrescida de manga. “É um mercado em crescimento”, entende Leonardo Satt, um dos sócios da marca.

Frutas também entram na receita de chopes da Goose Island Brewhouse, premiada como o melhor brewpub pela edição VEJA COMER & BEBER. A mais recente delas, batizada de Luz (24 reais), é uma berliner weisse com kiwi e gengibre. “O grande barato é a experimentação”, garante Bekeierman.

Casa Avós. Rua Croata, 679, Vila Ipojuca, ☎ 3672-4282.
Dogma. Rua Fortunato, 236, Santa Cecília. Não tem telefone.
Goose Island Brewhouse. Rua Baltazar Carrasco, 187, Pinheiros, ☎ 2886-9858, Faria Lima.
Trilha Cervejaria. Rua Apinajés, 137, Perdizes, ☎ 4329-0193.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s