3 receitas gourmet de sanduíches de salmão

Saudável e versátil, esse peixe pode render deliciosos e originais recheios para o lanche

Que tal se inspirar em receitas dignas de chefs e preparar em casa um sanduíche diferente para variar o cardápio? Seja no almoço, no jantar ou no lanche da tarde, as sugestões a seguir, preparadas com Salmón de Chile, surpreendem pela criatividade e pelo sabor, além de serem fáceis de fazer.

Práticos e perfeitos para refeições mais rápidas, os sanduíches funcionam também como uma ótima alternativa para inserir mais peixe na alimentação do dia a dia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado para uma pessoa é consumir 12 kg de pescado por ano – uma média de 250 gramas por semana.

O salmão, em especial, se destaca pelo alto teor de ômega-3, ácido graxo que auxilia na redução de riscos de doenças cardiovasculares e dos níveis do colesterol ruim, o LDL. Pesquisas científicas já comprovaram que essa gordura essencial possui ainda ação anti-inflamatória e melhora a resposta imunológica do corpo.

Experimente as receitas abaixo e você verá que seu sanduíche não perderá em nada para nenhuma lanchonete da cidade!

Salmão com rúcula, pimentão e cebolas assadas no pão ciabatta

 (Salmòn de Chile/Divulgação)

Ingredientes

4 pães tipo ciabatta (ou italiano)

450 gramas de filé de salmão sem pele

1 colher (sopa) de endro (dill)

4 colheres (sopa) de mostarda forte

2 xícaras de folhas de rúcula

2 cebolas cortadas em rodelas finas

Gotas de vinagre de vinho

4 pimentões vermelhos

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 dente de alho triturado

1 colher (sopa) de salsinha picada

Suco de 1 limão

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Tempere o salmão dos dois lados com o suco de limão e cubra-o por completo com o endro. Envolva-o com filme plástico e deixe no congelador por 1 hora, até o ponto em que o salmão esteja quase congelado. Retire o salmão da geladeira e, sobre uma tábua, corte-o em fatias bem finas, em diagonal. Coloque-as ordenadamente sobre um prato e mantenha-as em baixa temperatura.

Queime os pimentões vermelhos diretamente sobre a chama do fogão ou sobre uma grelha, para dourar e soltar a pele. Uma vez assados, retire a pele, esfregando os pimentões com as mãos. Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite de oliva em uma frigideira a fogo alto e doure o dente de alho triturado por 1 minuto. Depois, acrescente os pimentões e refogue-os por 3 minutos em ambos os lados, para que amoleçam e dourem. Coloque o sal, a pimenta e a salsinha picada. Apague o fogo e reserve.

Corte a cebola em anéis finos. Em uma frigideira, aqueça 2 colheres de sopa de azeite de oliva e doure a cebola por 5 minutos em fogo médio-alto. Acrescente gotas de vinagre e refogue por mais 1 minuto. Tempere com sal e pimenta, retire do fogo e reserve.

Corte pela metade o pão ciabatta, unte ambos os lados com mostarda forte. Cubra a base do pão com rúcula, salmão em lâminas finas, cebolas assadas e o pimentão. Feche com a parte superior do pão ciabatta e sirva imediatamente.

Sanduíche de salmão com cream cheese

 (Salmòn de Chile/Divulgação)

Ingredientes

12 fatias de pão negro integral

400 gramas de filé de salmão sem pele, quase congelado

200 gramas de cream cheese

1 pepino cortado em rodelas finas

2 colheres (sopa) de ciboulette picada

2 colheres (sopa) de mostarda

2 xícaras (chá) de rúcula limpa e fresca

8 azeitonas verdes sem caroço

Sal a gosto

Modo de preparo

Corte o salmão, quase congelado, em lâminas finas. Tempere com sal. Unte 8 das 12 fatias de pão com o cream cheese, polvilhe com ciboulette picado e distribua as fatias de pepino de maneira proporcional.Coloque as lâminas de salmão sobre o pepino, acrescente a mostarda e cubra com uma ou duas folhas de rúcula.Monte uma fatia de pão preparado sobre outro e tampe com outra fatia que estava reservada.Pressione os sanduíches suavemente e refrigere por 1 hora, cobertos.No momento de servir, corte-os pela metade de maneira triangular. Coloque em cada sanduíche uma azeitona e distribua sobre uma bandeja ou prato. Agora pode servir!

Wrap de salmão com verduras

 (Salmòn de Chile/Divulgação)

Ingredientes

Tortilha de trigo, branca ou integral

400 gramas de salmão export, sem pele

1 xícara (chá) de caldo de frango ou água

Sal

3 colheres (sopa) de ciboulette picada

200 gramas de ricota

1 colher (sopa) de raspas de limão

2 colheres (sopa) de cream cheese

1 xícara (chá) de milho macio, cozido

2 xícaras (chá) de folhas verdes macias, como alface baby, limpas e secas

3 colheres (sopa) de maionese light

Modo de preparo

Cozinhe o salmão sem pele em água com sal ou caldo de frango, por 4 a 5 minutos, até que esteja macio. Escorra o caldo e deixe esfriar. Misture a ricota com cream cheese e ciboulette. Acrescente raspas de limão e misture bem. Quando o salmão estiver frio, desfie-o e misture-o com a ricota e depois adicione o milho. Estique as tortilhas sobre um pedaço de papel-manteiga e unte com pouca maionese, deixando as bordas limpas. Coloque algumas folhas de alface e recheie generosamente com a mistura de salmão. Envolva cuidadosamente formando um rolo de tortilha e depois enrole em papel-manteiga. Refrigere por 1 hora e corte pela metade antes de servir.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s