Imagem Blog

Poder SP - Por Sérgio Quintella

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Sérgio Quintella é repórter de cidades e trabalha na Vejinha desde 2015
Continua após publicidade

Os desafios da próxima gestão de Ricardo Nunes

Atual prefeito derrotou Guilherme Boulos e terá mais quatro anos de mandato

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 out 2024, 10h43
O prefeito Ricardo Nunes posa de pé no Parque Augusta, ao fundo, se vê prédios. Ele veste terno azul e calça jeans
Prefeito do MDB, Ricardo Nunes, no Parque Augusta (Alexandre Battibugli/Veja SP)
Continua após publicidade

Reeleito no domingo (27) com 3,3 milhões de votos, cerca de 1 milhão a mais do que Guilherme Boulos (PSOL), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) dormiu poucas horas. Nesta segunda, saiu de casa logo cedo, concedeu entrevistas, concederá outras e depois seguirá à cidade de Aparecida, no interior, onde visitará o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Católico, o mandatário vai agradecer à padroeira do Brasil pela reeleição. Depois, Nunes retorna à capital e seguirá trabalhando. Pelo menos até março, o prefeito não tirará férias. “Só depois do período chuvoso”, afirma.

Tão logo as urnas foram desligadas e o resultado foi proclamado, Nunes já vê pela frente dois grandes desafios que não vão esperar o início do novo mandato, em primeiro de janeiro: acomodação dos onze partidos que o apoiaram e o cumprimento das metas que ainda não foram efetivadas.

Em relação ao primeiro tema, caciques como Gilberto Kassab (PSD), Milton Leite (União Brasil), Valdemar Costa Neto (PL) e Ciro Nogueira (PP), entre outros, que já possuem espaços no governo, negociam mais espaço em postos nos diversos escalões da burocracia paulistana.

Continua após a publicidade

Outro ponto de preocupação do mandatário é sobre como será a relação com o Legislativo, sem a presença de Milton Leite, que diz se aposentar da política legislativa e não concorreu à reeleição.

No âmbito de programas e ações, Ricardo Nunes vai precisar correr para conseguir entregar nos próximos quatro anos os 40 quilômetros de corredores de ônibus prometidos para o primeiro governo. Desse montante, apenas 4,1 quilômetros ficaram prontos.

Um dos maiores projetos, o BRT da Radial Leste, que já foi licitado, teve seu início efetivado, mas os reflexos das interdições que ocorrerão ainda não foram sentidos pela população. Também deverá sair do papel o transporte aquático na Represa de Guarapiranga, a exemplo do que ocorreu na vizinha Billings.

Continua após a publicidade

Ainda no tema mobilidade, outro desafio de Nunes será decidir pelo aumento ou manutenção da tarifa de ônibus, atualmente em 4,40 reais. Sem dizer sim nem não, o prefeito afirma que espera os cálculos feitos até o fim do ano para decidir se elevará os preços, o que geralmente vem sucedido por desgastes pessoais, efêmeros ou não.

Também estão no radar de Nunes outras promessas e desafios, tanto de governo quento de campanha: aumento de pressão contra a Enel após novo apagão, instalação das 40 000 câmeras da Smart Sampa, construção de moradias populares, contratação de 2 000 guardas municipais e a situação das pessoas que vivem nas ruas.

Para isso e as demais demandas, Ricardo Nunes terá em 2025 um orçamento de cerca de 123 bilhões de reais, valor 10% maior do que disponibilizado em 2024.

Continua após a publicidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.