Avatar do usuário logado
Usuário

Após atrasos, transporte aquático na Billings é inaugurado

Em fase de testes, sistema funciona das 10h às 16h, sem cobrança de tarifa

Por 13 Maio 2024, 18h03 | Atualizado em 13 Maio 2024, 18h04
aquatico-represa-billings
Uma das embarcações do Aquático-SP durante fase de testes. (Leo Martins/Veja SP)
Continua após publicidade

O Aquático-SP, sistema de transporte por barcos na Represa Billings, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (13), na Zona Sul da capital. A primeira viagem foi realizada com a presença do prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB), partindo da Estação Cantinho do Ceú, na região do Grajaú, para o terminal Parque Mar Paulista, na Pedreira. 

O trajeto que, de ônibus, demora 1 hora e meia, agora leva meia hora de barco, segundo a gestão municipal. O transporte é realizado com dois barcos: um de sessenta poltronas e espaço para três cadeiras de roda e seis bicicletas, outro com capacidade de 30 lugares.  

O sistema deveria ter começado a operar em março, porém a operação foi barrada pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), que alegou falta de estudos sobre impactos ambientais. A Justiça também pediu a suspensão por conta da investigação contra a TransWolff, responsável pela gestão dos barcos, na Operação Fim de Linha, que apura vínculo de concessionárias de transporte coletivo com facções criminosas. 

Na fase de testes, que deve durar seis meses, o Aquático-SP irá funcionar das 10h às 16h e sem cobrança de tarifa. Posteriormente, ficará ativo das 6h às 20h todos os dias, com expectativa de atingir mais de 380 mil moradores da região, com tarifa de R$ 4,40.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês