Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Notas Etílicas - Por Saulo Yassuda

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O jornalista Saulo Yassuda cobre cultura e gastronomia. Faz críticas de bares na Vejinha há dez anos. Dá pitacos sobre vinhos, destilados e outros assuntos

Hirá Izakaya, bar japonês que atrai 12 mil clientes por mês, abre filial

Dedicado aos petiscos asiáticos, o endereço mais pop do gênero em SP atende agora também nos Jardins

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
3 jul 2025, 16h00
Bar circular
Bar circular: desenvolvido pelo Coletivo de Arquitetos (Tales Hidequi/Divulgação)
Continua após publicidade

Filas são uma rotina no Hirá Ramen Izakaya. Seja segunda no jantar ou domingo no almoço. O bar de comes e bebes japoneses na Vila Madalena se tornou um fenômeno de público e recebe em média 12 000 clientes mensais.

“Todo mês, achamos que já chegamos ao limite da casa, mas acabamos batemos um novo recorde”, confessa o sócio e chef Daniel Parolin Hirata. Mas tudo está sob controle. A casa ganhou um segundo endereço, agora nos Jardins, no último dia 1o. “Já está bombando!”, exagera Daniel, com um misto de assombro e realização na voz.

Retrato do Casal Daniel Parolin Hirata e Valéria Cedano Hirata
Hirá Izakaya: novo restaurante do casal Daniel e Valéria (Tales Hidequi/Divulgação)

O ponto da Rua Bela Cintra, 1783, tem a mesma capacidade do original, mas o ambiente é mais recortado: tem salão com uma vitrine com tiras de madeira que filtram a iluminação; o bar de pé-direito baixo; e uma área escurinha com mesas, tudo projetado pelo Coletivo de Arquitetos.

“Abrimos o da Vila Madalena ‘passando o chapéu’ na família, e os arquitetos fomos nós”, relembra Valéria Cedano Hirata, esposa e sócia de Daniel. “O resultado do novo endereço é um lugar mais sofisticado, mas a vibe de izakaya continua.”

A nova casa se chama Hirá Izakaya. A extração do “Ramen” tira a evidência dos pratos com macarrões e foca nos petiscos (de 23 a 172 reais). Há receitas exclusivas como o naporitan korokke (croquete de tomate, queijo e bacon) e ebi mayo (tempurá de camarão e maionese com alho e gochujang mais gema curada).

Continua após a publicidade
Ebi Mayo do Hirá Izakaya sobre a mesa
Ebi Mayo: izakaya localizado nos jardins foca nos petiscos (Tales Hidequi/Divulgação)

Para beber, além de catorze saquês, há uma carta de drinques exclusiva da unidade bolada pela consultora Michelly Rossi (Bar dos Arcos), que utiliza itens como missô e shiitake.

Hoje o izakaya mais pop da cidade, o Hirá era um estranho no ninho quando surgiu, em dezembro de 2015 — em 2016, ganhou o prêmio de melhor izakaya pelo guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER.

Continua após a publicidade

Pouco a pouco, o público cresceu, atraído pelo menu mais variado que de seus pares — agrada de famílias a jovens fãs de séries asiáticas. “Na pandemia, atingimos mais bairros por delivery, e outros clientes começaram a aparecer”, adiciona Daniel.

O Hirá esperou bastante para abrir a filial — quase dez anos. A inauguração, porém, atrasou algumas semanas por causa de um episódio traumático passado pelo casal e os filhos, que sofreram recentemente um assalto na própria residência. “Essa missão de abrir o novo Hirá faz a gente focar em coisas positivas”, desabafa Valéria.

Publicado em VEJA São Paulo de 4 de julho de 2025, edição nº 2951.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.