APTK SPIRITS produz destilados e coquetéis engarrafados
A fábrica tem entre os sócios o bartender Ale D'Agostino, que tocava o extinto e premiado bar Apothek
Faz mais de um ano que Ale D’Agostino, o bartender do ano pelo guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2018/2019, não toma conta de um balcão. E não deve voltar tão cedo, ainda que seja sócio do Apothekario, bar aberto no fim de 2020, em Paraty, onde não permanece no dia a dia.
O novo negócio dele é outro, mas segue no ramo etílico. Desde 2019, D’Agostino vem se aperfeiçoando para montar a recém-inaugurada fábrica de bebidas APTK SPIRITS, em Perdizes. A produção de coquetéis engarrafados, que ele já mantinha há quatro anos, virou coisa grande e agora vem desse galpão de 500 metros quadrados na Avenida Sumaré, no qual passou a elaborar também destilados.
“O processo de encontrar um lugar que cumprisse as especificações necessárias para o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi demorado”, revela. “Investimos mais de 1 milhão de reais na empreitada”, estima o sócio Luiz Paulo Foggetti, que é um dos responsáveis pela marca de gelos especiais Ice4Pros e pelo empório Ice Lab (Rua João Moura, 1184, Pinheiros, tel. 2307-5266), que deve ser inaugurado na segunda (1º).
A família de uma dezena de rótulos da linha Apothek — nome idêntico ao do ótimo bar que o bartender tocou de 2017 a 2020 em Pinheiros — acaba de receber mais dois, que estão entrando no mercado e já podem ser provados em bares como o Guarita.
O APTK Gin Nº 1, no estilo london dry, leva catorze botânicos para aromatizar o álcool, entre eles pimenta-rosa, camomila, cravo e manjericão, além do zimbro, obrigatório. O preço sugerido é de R$ 110,00 (750 mililitros). A outra novidade é um bitter, o Scarlatti (R$ 54,00, 375 mililitros), aquele tipo de aperitivo que os italianos adoram e que tem entre as marcas mais conhecidas Campari e Aperol. Leva na fórmula 24 ingredientes: ervas, frutas frescas e secas, especiarias e raízes, como açafrão-da-terra.
O resultado — a receita foi testada mais de trinta vezes, garantem os sócios — é um líquido de amargor presente, mas que não amarra a boca. Além de fabricar as etiquetas da Apothek, a APTK faz garrafas customizadas e elabora fórmulas exclusivas para restaurantes e bares. Uma verdadeira linha de produção etílica.
Telefone. 95055-6222.
+ Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais
Valeu pela visita! Tem alguma novidade para me enviar? Meu e-mail é saulo.yassuda@abril.com.br
Também estou no Instagram: @sauloyassuda
E, olha só, voltei ao Twitter: @sauloy
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia
Mulher de 63 anos sofre estelionato durante corrida de táxi no centro de SP





