Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Três candidatos conquistam a torcida do MasterChef Brasil

Bastou estrear para a terceira temporada de MasterChef Brasil virar burburinho. O interesse do público pelo reality culinário da Band parece cada vez maior. Afinal, a seleção dos candidatos não poderia ser melhor. + La Guapa, empanaderia de Paola Carosella É sobre eles que tenho duas novidades quentíssimas nesta semana. Sem dar spoiler, contarei o […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 12h47 - Publicado em 22 mar 2016, 19h38
MasterChef 3_jurados

O trio de jurados: maior exigência na terceira temporada do programa

Bastou estrear para a terceira temporada de MasterChef Brasil virar burburinho. O interesse do público pelo reality culinário da Band parece cada vez maior. Afinal, a seleção dos candidatos não poderia ser melhor.

+ La Guapa, empanaderia de Paola Carosella

É sobre eles que tenho duas novidades quentíssimas nesta semana. Sem dar spoiler, contarei o que vão aprontar dois dos participantes.

MasterChef 3_Maria

Maria: a nonna de 74 anos mostrou sua experiência ao fazer um tagliatelle ao molho pesto

Um deles, banca o cientista. Tanto que levou para o estúdio um aparelho só para medir o pH dos molhos que está preparando. Bom, nem sempre isso é prova de qualidade. Em geral, só determina que o resultado não ficou ácido, por exemplo.

Continua após a publicidade

+ Os ótimos tintos da vinícola paulista Guaspari

Lembra-se da Lívia que na semana passada teve que mostrar que sabia bater clara em neve no braço em tempo recorde? Nesta semana, outro candidato será desafiado a mostrar suas habilidades técnicas. Desta vez, para ganhar o avental, um dos participantes terá de limpar um peixe. Surgem assim mais desafios que tornam as provas mais empolgantes e os espectadores ligadões no programa que vai até a madrugada.

MasterChef_Rodrigo

O PM Rodrigo: capricho no pirarucu com vieira

Na prova da semana passada, passaram 16 candidatos, mas sabemos os nomes de apenas 10. Seis permaneceram anônimos. O que será que a direção do MasterChef quer aprontar? Um pouco de paciência e logo saberemos.

+ A nova pizzaria A Esperança Itaim

Continua após a publicidade

Nessa primeira peneira, passaram o modelo Fábio, que escolheu um nome que desagradou os juradões Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Henrique Fogaça (Sal GastronomiaAdmiral’s Place e Cão Véio) e Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife). Frango perfeito não, bradaram contra o rapaz. Na prova, o primeiro candidato a se apresentar foi aprovado. Depois vieram, não exatamente nessa ordem a mais jovem participante, a Gleice dos quindins, que tem apenas 19 anos, corajosa por fazer um doce; Guilherme, que tem um jeitão meio arrogante e fez um purê papinha muito criticado; a barbeira Ana Lúcia, que mostrou que sabe mais do que afiar navalhas; Lívia, que foi desafiada a bater as claras em neve e virar a tigela – não caiu na cabeça dela; André do jacaré, que passou sob os protestos de Paola; e Thaiana, a locutora que fez o peixe mais feio do mundo mas se salvou por causa do sabor do prato.

MasterChef 3_Vanessa

A professora de dança do ventre Vanessa: provocou lágrimas em Paola

Por que citei apenas sete nomes? Porque os três seguintes já tem torcida garantida. Não tem como não se entusiasmar com a nonna Maria, uma italiana de 74 anos. Ela disse que “meu marido é assim também”, o que significa que ele é exigente como jurados. Além disso, a vovozinha comemorou com uma dancinha e gritinhos de “yes”.

+ Saiba como será a Padaria da Esquina

Outro que promete levantar a torcida é o PM Rodrigo, que em nada lembra seu colega, o comandante Hamilton. Cheio de bossa, o policial fez um pirarucu recheado de vieira com purê de banana-da-terra. É mole? Só faltou mesmo tirar o indigesto barbante com o qual amarrou o peixe.

Continua após a publicidade

+ Meu adeus ao gênio que detestava de ser chamado de gourmet

E finalmente a professora de dança do ventre Vanessa. Ela entregou uma bandeira do Brasil em forma de echarpe para a Paola e arrancou lágrimas da jurada. Aliás, Paola abriu a torneira neste primeiro episódio.

O festival de lágrimas começou quando Paola ganhou outro presente. Ela recebeu um leque que pertencera a mãe da candidata Rosana. Buá geral. Ou a Paola é realmente emotiva ou acabamos de descobrir um talento dramático.

+ Dois novos restaurantes de Salvatore Loi, um deles com Paulo Barros

Dentre os candidatos que foram despachados, houve ainda Jane, a cantora. Não era boa nem de canto nem de fogão. E aquele refrão “eu quero ser um grande chef” é pior dos que as letras do Wesley Safadão.

Continua após a publicidade

Teve ainda a bruxa ainda toda mística. Não adiantou esse pacto com o sobrenatural, nem mesmo por as cartas do tarô para o Jacquin. Ela passou dessa para a melhor.

Aliás, um dos seis candidatos que não foram apresentados trava o divertido diálogo com o Fogaça:

Anônimo: Se cometi algum equívoco, talvez tenha decretado a minha morte.

Fogaça: Caixão e vela acesa

A: Quem não morre não vê Deus!

Continua após a publicidade

F: Quer ver Deus?

A eliminatória desta noite, terá 30 aprovados. Dos 75 inicais, 46 estarão na disputa na terça que vem. Num jogo de derruba muita gente, sobrarão apenas os 21 candidatos que ocuparam as bancadas da grande cozinha MasterChef.

A prova, aparentemente simples, será de técnica. Todos terão de fazer a preparação que em cozinha se chama mis en place. As tarefas: cortar cenouras, separar gemas de claras e abrir e limpar ostra, vieira e camarão. Moleza, não?

#gallery-2 {
margin: auto;
}
#gallery-2 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-2 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-2 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Assista à transmissão ao vivo no Facebook:

//

Caderno de receitas:
+ Bacalhau à brás, do chef Vítor Sobral
+ Il vero fettuccine Alfredo di Roma
+ Tiramisu original. É  bico!
+ Petit gâteau, do chef Erick Jacquin

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.