Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 29 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

O autêntico petit gâteau

Receita do chef Erick Jacquin

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 20 jan 2022, 15h00 - Publicado em 15 abr 2011, 00h42

Rende 4 unidades

Ingredientes

250 gramas de manteiga sem sal
300 gramas de chocolate meio amargo
5 gemas
5 ovos
170 gramas de açúcar
100 gramas de farinha de trigo peneirada
50 gramas de açúcar de confeiteiro para polvilhar
4 bolas de sorvete de creme
Ramos de hortelã para enfeitar

Modo de preparar
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Com manteiga, unte 4  forminhas redondas de 6 centímetros de diâmetro, de preferência antiaderentes. Ponha numa assadeira e reserve. Derreta 250 gramas de manteiga e o chocolate em banho-maria. Com a ajuda de uma batedeira, bata as gemas, os ovos, o açúcar e, por último, a farinha. Adicione o chocolate derretido à mistura. Continue batendo até obter uma massa homogênea. Ponha a massa nas forminhas e leve ao forno por 4 minutos ou até que a superfície dos bolinhos esteja assada.

Montagem
Desenforme cada bolinho num prato. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro. Sirva imediatamente com uma bola de sorvete de creme enfeitada por um raminho de hortelã.

Continua após a publicidade

  • Leia mais
    Publicidade